Projeto premiado Acervo ICA promove ações de preservação e difusão do patrimônio artístico e cultural da UFC

O projeto Acervo ICA, da Universidade Federal do Ceará, está fechando o ano de 2021 com o sentimento de dever cumprido. Após ter conquistado o Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará – Lei Aldir Blanc, concedido em 2020 pela Secretaria da Cultura do Estado, o projeto pôde dar continuidade a diversas ações de preservação e difusão da memória e do patrimônio artístico e cultural da UFC.

Imagem: Peça O Simpático Jeremias, montagem do grupo Comédia Cearense, em 1969 (Foto: Acervo ICA)

O Acervo ICA é promovido pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF). Em 2021, o grupo conseguiu adicionar mais de 160 novos itens aos acervos do projeto, disponíveis ao público em seu portal.

Além disso, a coleção Doc.Teatro Ricardo Guilherme recebeu 100 novos itens, entre matérias de jornal, cartazes, folhetos, partituras para teatro e outros documentos sobre o teatro cearense.

Já o acervo Figurarte passa a contar agora com 51 novas peças produzidas por estudantes e professores do Curso de Design-Moda, resultado de trabalhos de disciplinas e de participações em grandes eventos de moda, como o Dragão Fashion Brasil e o Ceará Moda Contemporânea, além de peças de doadores externos.

Outra novidade conquistada em 2021 foi a coleção Midiadança, com 13 videodanças disponibilizadas pela primeira vez no portal Acervo ICA, como parte das comemorações dos 10 anos dos cursos de graduação em Dança da UFC. Trata-se do primeiro repositório audiovisual da UFC.

Imagem: Vestido longo e justo com transparência, que faz parte da coleção Figurarte (Foto: Acervo ICA)

Todos os itens desses três acervos estão devidamente identificados, descritos com base nas normas da ciência da informação e possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, tais como a descrição acessível, o aplicativo VLibras e, no caso do acervo audiovisual, a tradução para libras e audiodescrição.

O Prof. Marco Túlio Ferreira da Costa, diretor do ICA, ressalta que a unidade acadêmica tem a especificidade de ir além dos três pilares da Universidade (ensino, pesquisa e extensão), incorporando as ações culturais. O Acervo ICA é um bom exemplo disso. Segundo o Prof. Marco Túlio, o projeto busca a “preservação da nossa memória, dos conteúdos produzidos nos cursos que, aos poucos, vão se disponibilizando aos estudantes, pesquisadores e comunidade em geral pelas plataformas digitais”, destaca.

A coordenadora do projeto e servidora da UFC, Jocastra Holanda, destaca que “o prêmio recebido pelo Acervo ICA (em 2020) é o reconhecimento do mérito dessa iniciativa de grande importância institucional pela preservação e difusão da memória e do patrimônio artístico e cultural produzido ou custodiado pela Universidade para toda a sociedade cearense”.

Imagem: Cena do espetáculo de dança Imersão, disponível em vídeo no site do projeto (Imagem: reprodução da Internet/Acervo ICA)

Mesmo em um cenário de desafios, relacionado à pandemia de covid-19, o projeto não parou e deu continuidade às suas ações ao longo de 2020 e 2021. “Conseguimos grandes resultados e avanços no projeto ao longo desses últimos anos, graças ao valor recebido pelo prêmio e, sobretudo, ao empenho do Setor de Produção Cultural do ICA e de toda a equipe técnica de consultores, estudantes bolsistas, professores e técnicos das instituições parceiras", complementa a coordenadora.

OUTRAS AÇÕES – Cada coleção conta com diferentes tipos de materiais, como documentos, fotografias, livros e peças de vestuário, que demandam cuidados específicos. Por meio do apoio do prêmio, foram adquiridos equipamentos para preservação desses acervos: desumidificadores, medidores de temperatura e iluminação, mesa higienizadora, araras e cabides, capas protetoras, mobiliário, dentre outros.

O projeto também realizou, em agosto e setembro de 2021, o Curso de Extensão Gestão e Preservação de Acervos e Coleções, voltado para gestores e agentes que atuam com acervos, coleções e espaços de memória no Ceará.

A formação recebeu 193 inscrições e selecionou 74 profissionais, de um total de 62 instituições e com abrangência de 31 cidades cearenses. A ação contou com a parceria do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE) e possibilitou o fortalecimento de diversas instituições de memória e preservação do patrimônio cultural cearense.

O projeto Acervo ICA também deixa como contribuição registros e publicações sobre os acervos custodiados pela UFC. Foram desenvolvidos e publicados dois guias sobre os referenciais metodológicos e técnicos utilizados e dois catálogos com imagens e informações de parte dos acervos Doc.Teatro Ricardo Guilherme e Figurarte.

Também está disponível a publicação Acervo Midiadança – manual para análise e descrição de videodanças em repositório audiovisual. As obras estão disponíveis gratuitamente no portal (acervoica.ufc.br/publicacoes).

SOBRE O PROJETO – O projeto Acervo ICA, iniciado em 2018, tem o objetivo de preservar e difundir os acervos artísticos e culturais do Instituto de Cultura e Arte da UFC, que constitui um dos principais e mais importantes lugares de formação e pesquisa em artes no Ceará.

Imagem: Foto de mulher trabalhando na preservação de materiais do acervo universitário

As ações do projeto incluem a preservação, catalogação, digitalização, difusão, formação e democratização do acesso de importantes acervos e coleções artísticas e culturais, de memória e patrimônio cultural para a sociedade em geral, especialmente de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Mais informações podem ser obtidas no Portal do Acervo ICA e em seus perfis no Instagram e no Facebook.

Fonte: Jocastra Holanda, coordenadora do Acervo ICA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.