Membros da administração superior da UFC fazem visita ao Instituto da Primeira Infância

Integrantes da administração superior visitaram, nessa quinta-feira (18), o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), um dos maiores programas de extensão da Universidade Federal do Ceará.

Grupo de pessoas olham para obra de arte que não está presente na fotografia

Na oportunidade, a comitiva conheceu a estrutura física e os espaços de atendimento do instituto, em especial o Conecta, unidade do IPREDE voltada para a assistência à criança com transtorno do espectro autista (TEA).

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, comentou: “A gente fica impressionado quando uma instituição como o IPREDE atinge esse nível de qualidade. A Universidade estará sempre ao lado da instituição de forma muito orgulhosa”. O gestor destacou ainda o que mais chama a atenção no trabalho do IPREDE: o amor. “Poucas vezes vi as pessoas tratarem uma instituição com tanto amor, carinho e dedicação. Por isso, o Instituto é de excelência e um exemplo a ser seguido.”

Homem fala para grupo sobre atividades desenvolvidas no IPREDE

Cândido Albuquerque informou que outras visitas serão realizadas com mais membros da comunidade universitária a fim de ampliar a relação da UFC com o IPREDE e tornar os serviços oferecidos pelo instituto ainda mais conhecidos dentro da Universidade.

De acordo com o presidente do IPREDE, Prof. Sulivan Mota, a UFC está presente no instituto por meio de projetos de pesquisa em diferentes áreas. Segundo ele, a vinculação existente entre as duas instituições é que permite que sejam fechadas parcerias com outros centros de ensino e pesquisa, inclusive internacionais. “Por exemplo, recebemos 30 alunos de mestrado e doutorado de Harvard todo mês de janeiro para ter aula aqui conosco”, exemplificou.

Imagem mostra reitor Cândido Albuquerque movimentando engrenagens coloridas, presas a uma parede, que são utilizadas no desenvolvimento de habilidades nos autistas

Foram ainda apresentadas diversas pesquisas desenvolvidas no IPREDE, em especial na área de neurociências, além de projeto para a construção do Centro de Atenção à Vida, com uma área de 13 mil metros quadrados.

LEIA MAIS: Referência internacional, IPREDE completa 35 anos de dedicação ao desenvolvimento da primeira infância.

A visita incluiu degustação de menu elaborado de partes de alimentos que muitas vezes são descartadas (como cascas de frutas e fibras de coco e de caju), seguida de almoço. Tudo preparado pelos alunos do Curso de Gastronomia da UFC Marcos Paulo Moura, Letícia Silva, Cinara Carvalho e Isaqui de Oliveira e pela estudante do Mestrado Acadêmico em Gastronomia da UFC Eveline Vasconcelos.

Imagem mostra reitor da UFC cumprimentando estudantes do curso de Gastronomia

Participaram ainda da visita o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o chefe de Gabinete da Reitoria, Fernando Henrique Monteiro Carvalho; os pró-reitores de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros, de Extensão, Profª Elizabeth De Francesco Daher, de Assuntos Estudantis, Prof. Geovana Cartaxo, e de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado.

Também conduziram a visita, pelo IPREDE, o vice-presidente, João Amaral; a diretora-secretária Joana Clemente: e o coordenador administrativo André Rosado.