Estudantes do Campus de Russas vencem etapa regional do Desafio Startup Ceará

Estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas foram destaque na etapa regional do Desafio Startup Ceará 2021. A equipe Shrimpath, formada pelos discentes Lara Roque, Leon Almeida, Maria Fernanda Amorim, do Curso de Ciência da Computação, e Renato Maciel Filho, do Curso de Engenharia de Software, foi a vencedora do Desafio na região do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe.

A ideia agora é que o grupo siga para a etapa final da competição com a participação das melhores equipes das outras quatro regiões do Estado contempladas pelo Desafio (Cariri e Centro Sul; Sobral, Ibiapaba e Itapipoca; Sertão Central e Crateús; Fortaleza, Região Metropolitana e Maciço de Baturité).

Imagem: montagem de quatro fotos de jovens

O projeto apresentado pelos estudantes busca estratégias para solucionar os problemas de altos gastos com a engorda de camarões nas produções de carcinicultura. “Como solução, idealizamos uma inteligência artificial que, através de reconhecimento de imagem em amostra da pós-larva do camarão, irá identificar o nível ideal de densidade para o povoamento dos tanques de engorda, a fim de reduzir a mortalidade e os custos com ração”, explica Lara Roque.

Participar de um desafio como esse é, para a estudante, uma oportunidade de adquirir conhecimento de mercado e compreender o funcionamento e as necessidades do setor produtivo. “Vencer um evento dessa amplitude nos leva a querer continuar no curso, nos mostra também certas capacidades que muitas vezes não sabíamos que tínhamos, além de ser um acréscimo de currículo perfeito para buscar emprego ou estágio, por comprovar nossa eficiência profissional e ainda ser uma forma de comprovação de experiência na área”, aponta.

SAIBA MAIS – O projeto Desafio Startup Ceará 2021 tem o objetivo de estimular a disseminação de conceitos e práticas de empreendedorismo inovador e promover a geração de ideias de negócios entre professores e estudantes do ensino superior do Ceará, além de ajudar a identificar e apoiar projetos inovadores na comunidade acadêmica.

A competição contempla desafios em cinco regiões do Estado, onde são selecionadas e premiadas as três melhores ideias de startups a partir de critérios como inovação do projeto, viabilidade de criação do negócio, atratividade mercadológica, nível de modelagem do projeto e apresentação oral da equipe proponente. As melhores equipes de cada desafio regional receberão prêmios em dinheiro e poderão disputar a etapa final, prevista para ocorrer no próximo ano.

Fonte: Lara Roque Sartori, estudante do Curso de Ciência da Computação do Campus de Russas e integrante da equipe Shrimpath – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.