Estudante do Mestrado em Computação da UFC conquista primeiro lugar em congresso com trabalho sobre objetos inteligentes

O estudante egresso Paulo Filipe dos Santos Dantas, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará, obteve o primeiro lugar nacional nos artigos científicos avaliados no 27º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Webmedia 2021). O trabalho premiado teve orientação do Prof. Windson Viana de Carvalho e coorientação do Prof. José Gilvan Rodrigues Maia, ambos do Instituto UFC Virtual.

Imagem: Na pesquisa, eletrodomésticos e outros objetos residenciais conectados à rede de Internet podem ser identificados por meio da câmera do smartphone (Foto: divulgação)

O evento, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), ocorreu de 5 a 12 de novembro deste ano. Por conta da pandemia de covid-19, a edição do Webmedia de 2021, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), foi realizada virtualmente. A lista da premiação pode ser conferida no site do simpósio.

O artigo de autoria de Paulo Dantas, intitulado “Point and control it!: using computer vision for service discovery to control smart objects” (Aponte e controle: uso de visão computacional para descoberta de serviços e controle de objetos inteligentes, na tradução para o português), aborda o desenvolvimento de uma aplicação na plataforma openHAB para operar sistemas de smart home com conceitos de internet das coisas (IoT) e de inteligência artificial.

Na pesquisa, eletrodomésticos e outros objetos residenciais conectados à rede de Internet podem ser identificados por meio da câmera do smartphone, e uma versão do aplicativo instalado no celular o faz funcionar como controle remoto desses produtos. O artigo está disponível gratuitamente.

Paulo defendeu a dissertação em abril deste ano, após ter concluído o Curso de Sistemas de Informação no Campus da UFC em Quixadá em 2015. No trabalho final da graduação, ele já havia trabalhado com processamento de imagens. Nos dois anos do mestrado, o aluno conciliou os estudos com o trabalho nos laboratórios do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), vinculado ao Departamento de Computação da UFC.

Imagem: foto posada do estudante Paulo Dantas

“Eu estendi a aplicação de smart home para adicionar essa funcionalidade de busca utilizando a câmera do celular. A aplicação que usamos como base, openHAB, dá suporte a uma lista bem extensa de dispositivos. Durante a pesquisa, fizemos um levantamento de mais ou menos 30 categorias que seriam possíveis de ser identificadas via câmera, como ar-condicionado, máquina de café, robô de limpeza, entre outros”, explica o pesquisador.

Para o orientador do trabalho, Prof. Windson Viana, a ideia do protótipo foi bem recebida pelos usuários que o validaram. Eles afirmaram ser bastante comum a perda de controles remotos dos eletrodomésticos e de outros objetos do cotidiano, porém o celular era algo que estava sempre à mão das pessoas. “O prêmio atesta a qualidade da pesquisa que fazemos e é também um reconhecimento de que as atividades de integração entre indústria e academia produzem frutos concretos”, pontua o docente.