XXV Seminário Internacional Integrador do PRODEMA tem início com discussão sobre desafios para pesquisas em ciências ambientais

Destacando a importância da ciência na busca de soluções para um mundo mais sustentável, teve início na manhã desta segunda-feira (22) o XXV Seminário Internacional Integrador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar na Área das Ciências Ambientais (PRODEMA). Organizado pela Universidade Federal do Ceará, a edição deste ano ocorre de forma on-line e traz como tema “Desafios e estratégias das pesquisas nas ciências ambientais no contexto do antropoceno”.

O reitor Cândido Albuquerque abriu o evento enfatizando a importância de as universidades se debruçarem sobre o tema do desenvolvimento sustentável, assunto que, defende, deve ser trabalhado nas instituições com a pluralidade necessária de ideias. “Essa é uma questão que permeia hoje todo o debate internacional. O PRODEMA cumpre seu papel ao puxar a discussão para o meio acadêmico, buscando as soluções necessárias para esse equilíbrio de preservação do meio ambiente, pesquisa e conservação”, argumentou o reitor, reforçando que o Brasil precisa ouvir o que dizem os pesquisadores.

Imagem: XXV Seminário Internacional Integrador do  Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar na Área das Ciências Ambientais

A diretora do Centro de Ciências da UFC, Regina Monteiro de Paula, também participou da cerimônia de abertura, salientando que as pesquisas desenvolvidas no PRODEMA são de relevância para o Brasil e para o mundo e que o seminário atua como meio de integrar esses pesquisadores, espalhados pelas nove instituições que compõem o programa. “É importantíssimo para que vocês se aproximem, que possam ter novas ideias e que possam agir como um corpo único na solução de um problema tão sério para a humanidade”, afirmou, direcionando o discurso ao corpo discente da rede.

Na sequência, a coordenadora da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e docente do PRODEMA, Jarcilene Almeida, falou da necessidade de a academia fortalecer o seu diálogo com a sociedade, reforçando que o papel da Universidade é buscar soluções, mas também divulgar esses achados. Ela apontou que a pandemia é um problema que já vinha sendo mostrado por cientistas, decorrente da relação nociva do homem com a natureza, mas que um negacionismo crescente da sociedade vem desvalorizando o conhecimento desenvolvido nas universidades. “A academia está sendo deixada de lado em nome de uma economia que não é sustentável”, alertou.

O meio ambiente é um direito de todos, assim reza a Constituição brasileira”, declarou, enfatizando que é preciso defender a ciência também para que esse direito ao meio ambiente possa ser garantido. “Sem educação e ciência, vamos continuar aprofundando nossa miséria intelectual, que não nos deixará sair das misérias econômica e social”, pontuou Jarcilene.

A coordenadora-geral do PRODEMA, Viviane Amaral, comemorou os 25 anos da rede: “Somos resistência”. Ela falou dos cortes de bolsas de pesquisa no País, que tornam mais difícil a trajetória para que os alunos se formem como mestres e doutores, mas estimulou os discentes a não desistirem da pesquisa. “Precisamos abrir caminho de luz em meio a tanta escuridão”, afirmou.

Imagem: Profª Larissa Aragão e Prof. Cândido Albuquerque durante a cerimônia de abertura do PRODEMA

O coordenador local do PRODEMA, Edson Vicente da Silva (Prof. Cacau), fez uma retrospectiva dos 25 anos do programa, destacando a busca presente nos projetos de pesquisa por novos modelos de sustentabilidade, com trabalhos que mostram propostas inovadoras. O professor apresentou as diversas linhas de pesquisa e a crescente colaboração internacional no programa, reforçando seu caráter transdisciplinar, ao reunir profissionais de diversas áreas para ampliar os olhares sobre as questões ambientais. “Formamos cidadãos e agentes de transformação”, analisou.

O coordenador local do mestrado do programa, Francisco Casimiro Filho, falou do papel do seminário como parte da matriz curricular dos pós-graduandos. “Ele traz uma contribuição para além da formação técnica e acadêmica, ao permitir esse momento de integração”, considerou.

A cerimônia contou também com a fala da representante discente Eliedir Trigueiro, doutoranda do programa. Ele realçou a relevância social dos projetos de pesquisa do PRODEMA e falou da necessidade de uma aproximação dos discentes para que o programa siga coeso e forte. “Nós temos que lutar ao lado da ciência, porque nós somos a ciência”, defendeu.

A coordenadora-geral do evento, Vládia Oliveira, encerrou a cerimônia de abertura refletindo sobre a escolha do tema da edição deste ano: “Foi pensado porque o antropoceno remete, no tempo geológico e histórico, à ação direta e indireta do homem e da sociedade sobre o meio ambiente. São inúmeros os problemas que a humanidade enfrentará diante das mudanças climáticas e suas repercussões para que as metas preconizadas pelo desenvolvimento sustentável sejam atendidas”.

A REDE – O PRODEMA é composto por uma rede que agrega nove universidades públicas nordestinas: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal Rural do Semiárido (UFRSA); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Santa-Cruz (UESC) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O seminário segue até sexta-feira (26). A programação pode ser conferida no site do evento.

Fonte: Profª Vládia Oliveira, coordenadora-geral do XXV Seminário Internacional Integrador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar na Área das Ciências Ambientais (PRODEMA) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..