Ministro da Educação visita UFC; discussões focaram em estrutura empreendedora, energias renováveis e diploma digital

A Universidade Federal do Ceará recebeu, no último sábado (20), o ministro da Educação Milton Ribeiro, em visita institucional para tratar de temas de interesse mútuo da UFC e do Ministério da Educação, como acessibilidade, energias renováveis, digitalização da emissão de diplomas e a estrutura de empreendedorismo que vem sendo implantada na Universidade.

Imagem: Vista externa do prédio do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A agenda foi aberta com um almoço na Casa de José de Alencar, equipamento cultural localizado no bairro Messejana. O ministro e sua equipe foram ciceroneados pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo. Participaram ainda o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior; e o superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal.

Também prestigiaram a visita a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Profª Ludimilla Oliveira; a chefe de gabinete da Reitora da UFERSA, Profª Cláudia Muniz; o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Prof. Ricardo Ness; o deputado federal Jaziel Pereira; a deputada estadual Dra. Silvana e os empresários Tales de Sá Cavalcante (diretor-superintendente do grupo Farias Brito) e Ednilton Gomes de Soárez (dos grupos 7 de Setembro e Beach Park).

No momento de confraternização, os presentes realizaram um pequeno tour pela CJA, ocasião em que conheceram o imóvel tombado onde nasceu o romancista cearense e ouviram exposições sobre a riqueza patrimonial do local, que conta também com acervos do Museu Arthur Ramos, da Pinacoteca Floriano Teixeira e do Salão Iracema Descartes Gadelha.

Imagem: Em frente à Casa de José de Alencar, posam deputado federal Jaziel Pereira; Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC; ministro Milton Ribeiro; Profª Ludimilla de Oliveira, reitora da UFERSA; Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; Prof. Ricardo Ness, reitor da UFCA. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Após o almoço, a comitiva visitou o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde foram apresentadas obras concluídas que exemplificam o compromisso recente da atual gestão em zerar, até março de 2022, obras paradas na Instituição, algumas paralisadas desde 2013. A programação finalizou com um percurso pelo Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI), estrutura de 2 mil metros quadrados e cinco pavimentos inaugurada em agosto de 2020 para sediar iniciativas empreendedoras da graduação à pós-graduação e birôs de negócios de instituições parceiras como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Durante a ida ao Condomínio, o Prof. Augusto Albuquerque apresentou a estrutura, que materializa a soma de esforços para a criação de uma cultura empreendedora na UFC. "É aqui que fazemos capacitações de nossos projetos de formação empreendedora com alunos de graduação. Já são 43 startups em atividade. Acabo de receber mensagem pelo WhatsApp da equipe de uma delas agradecendo o apoio da UFC pelos resultados alcançados. Há um outro andar dedicado às spin-offs, empresas de base tecnológica que nasceram de projetos da pós-graduação. Ou seja, casos em que a pesquisa é a própria inovação. Aqui, SEBRAE e BNB estão a postos para atender às demandas dos professores e alunos", enumerou o pró-reitor.

Segundo o Prof. Cândido Albuquerque, as conversas com o ministro trataram de múltiplos pleitos da UFC junto ao MEC (como ampliação da acessibilidade para pessoas com deficiência e necessidade de recursos para expansão do complexo fotovoltaico), mas também foram propositivas. "Estamos esperançosos de que o MEC adote a plataforma de diploma digital da UFC que está em fase de testes. Nesta quarta-feira (24), uma equipe nossa irá a Brasília, e a ideia é, caso o Ministério aprove, licenciar para universidades públicas do Brasil inteiro uma plataforma própria de emissão e validação de diplomas digitais", adiantou o reitor.

Milton Ribeiro disse sempre sair com uma ótima impressão de suas visitas à UFC, uma Instituição que já possui história e tradição muito relevantes, e que tem ganhado dinamismo sob a tutela da atual gestão. "Minha avaliação é sempre positiva. Em um tempo de guerra e de pandemia, chegar a uma Universidade e ver obras sendo concluídas e inauguradas só faz com que eu aplauda a gestão que está à frente. E aqui, pela grandeza das coisas – são 34 mil alunos, é quase uma cidade –, torna tudo ainda mais desafiador. Ficam meus parabéns ao reitor Cândido e, no que depender de mim, podem contar com o MEC", finalizou o ministro da Educação.

Confira a matéria da UFCTV sobre a programação da visita:

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.