UFC leva ações de empreendedorismo e inovação para 5ª Feira do Conhecimento

Assim como nas edições anteriores, a Universidade Federal do Ceará marcará presença na Feira do Conhecimento (FdC) 2021, um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do Ceará. Promovida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), a quinta edição da feira começa nesta quarta-feira (24) e segue até sexta-feira (26), com programação on-line e gratuita.

No estande dedicado à UFC, os visitantes poderão obter informações sobre projetos e ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação desenvolvidos pela Universidade, tais como o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), o Ecossistema Empreendedor e Inovador da UFC, o Centro de Empreendedorismo e a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova).

Imagem: foto da fachada de um prédio branco. À frente, uma placa com os dizeres: Condomínio de Empreendedorismo e Inovação. Logo abaixo, o brasão da UFC

Os conteúdos apresentados contam com curadoria das Pró-Reitorias de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Para o coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, a Feira do Conhecimento é um espaço onde é possível dar mais visibilidade a ações e projetos da UFC.

“A Universidade já tem tradição em participação nesse evento, mas apenas alguns laboratórios ou unidades da UFC participavam individualmente. Desde 2020 estamos fazendo um estande conjunto apresentando a Universidade como um todo com ações multidisciplinares. O intuito é consolidar e deixar cada vez mais claro que a UFC possui o empreendedorismo e a inovação como pilares estratégicos”, destaca.

As contribuições inovadoras da Universidade no enfrentamento à pandemia de covid-19 também serão apresentadas nesta edição da feira. Destaque para a Wolf Mask, máscara não invasiva destinada a pacientes com dificuldades respiratórias para uso em hospitais e até em atendimento móvel; e o Elmo, capacete de respiração assistida capaz de reduzir em até 60% a necessidade de intubação de pacientes com covid-19.

Imagem: foto de uma mulher com bata verde deitada em uma cama hospitalar usando uma máscara de respiração parecida com a de mergulho. Uma profissional com bata da UFC está em pé, de touca e máscara descartáveis, auxiliando a paciente

PALESTRAS – Alguns professores e pesquisadores da UFC também participarão do evento como palestrantes convidados. Entre eles estão João Batista Figueiredo, docente da Faculdade de Educação (FACED); Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e coordenador do Programa Cientista-Chefe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE); e Enio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Destaque também para a palestra "Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas", que ocorrerá a partir das 8h30min desta sexta-feira (26) pela plataforma Google Meet. Organizada pelo Museu de Arte da UFC (MAUC), a atividade apresentará a publicação produzida a partir do I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas, evento que reuniu professores, técnico-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais interessados com o intuito de apresentar e discutir ações e projetos de espeços que preservam vestígios da história da Universidade.

SAIBA MAIS – Sob o mote “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a edição de 2021 da Feira do Conhecimento ocorrerá por meio de uma plataforma interativa com acesso totalmente on-line e gratuito. Além de visitas virtuais aos estandes, os participantes terão acesso a palestras, oficinas, seminários e workshops. A programação completa e as instruções para inscrição estão disponíveis no site da Feira do Conhecimento.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Institucional da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.