Administração superior da UFC recebe visita do ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, Prof. Hélio Barros

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, receberam, nesta terça-feira (23), na Reitoria, a visita do ex-secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Hélio Barros. A pauta do encontro dos gestores girou em torno da internacionalização da UFC.

O Prof. Hélio Barros, docente fundador e aposentado do Departamento de Ciências Sociais da UFC, possui larga experiência acadêmica e administrativa. Formado em Direito pela UFC, Barros foi pesquisador visitante da Universidade Johns Hopkins (EUA) e já atuou na gestão pública federal como secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e secretário de Planejamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Imagem: Reitor, vice-reitor e Prof. Helio Barros
“Visitar a UFC, para mim, é uma alegria renovada. É um grande prazer estar aqui, que é a minha vida e a minha origem, a minha alma mater. Eu batalho há muito tempo pela internacionalização e tenho conversado desde a época de outros reitores mais antigos. A nossa UFC é muito jovem, mas agora já se pode falar, nós temos condições de pensar na internacionalização”, compartilhou Hélio Barros.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, ressaltou o apreço e o respeito que a administração superior tem pelo convidado. “Falar do Prof. Hélio Barros não é difícil. Ele é um patrimônio da nossa intelectualidade e da nossa Universidade”, comentou o vice-reitor.

O reitor Cândido Albuquerque destacou que, onde quer que vá, Hélio Barros é um “embaixador da UFC”, por abrir portas em outras instituições. O reitor declarou que sempre tem contado com a colaboração de Barros e que ouve atentamente os seus conselhos.

“É uma alegria muito grande receber o Prof. Hélio, pela história que ele tem. Ele é formado aqui pela nossa Universidade, é um homem voltado às universidades, com elas trabalhou a vida toda. Dentro do nosso projeto de internacionalização, é fundamental conversar com quem conhece profundamente esse aspecto nas universidades do mundo inteiro. Como fazer a internacionalização, como produzir pesquisa ativa aqui, trazendo a pesquisa para dentro da universidade: esses são os pontos que vamos discutir”, destacou o reitor.