Prédio histórico da Faculdade de Direito recebe o nome de Prof. Paulo Bonavides

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, por unanimidade, em reunião virtual realizada na tarde dessa terça-feira (23), homenagem ao Prof. Paulo Bonavides, atribuindo o nome dele ao prédio histórico (edifício-sede) da Faculdade de Direito (FADIR). Renomado constitucionalista e professor da UFC, ele faleceu em outubro do ano passado, aos 95 anos.

Prof. Paulo Bonavides

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, relator do processo, defendeu a proposta em razão da história de vida do homenageado. “É certamente o maior jurista brasileiro e possui um passado sem nenhuma mácula, com toda a história construída na Faculdade de Direito”, afirmou, ressaltando ainda o respeito internacional conquistado pelo docente.

Outra homenagem aprovada pelo conselho foi a de concessão do título de professor emérito a Raimundo Hélio Leite, docente aposentado da UFC e ex-reitor por dois mandatos, entre 1987 e 1991. A relatora do processo, Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis, lembrou que ele foi o primeiro reitor eleito pela comunidade universitária em eleições proporcionais. “A vida e as contribuições dele foram muito grandiosas para o ensino e para a Universidade”, ressaltou a pró-reitora ao apresentar a história acadêmica do agraciado. A aprovação foi por unanimidade dos conselheiros.

Fachada do prédio histórico da Faculdade de Direito

O CONSUNI concedeu ainda, por unanimidade, a Medalha do Mérito Cultural à senhora Zuleide Martins de Menezes. O relator do processo, Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração, destacou as trajetórias pessoal e profissional dela no parecer, como ter participado em 1961 da instalação do Museu de Arte da UFC (MAUC), do qual também foi diretora. “Durante sua gestão foi responsável pela transferência do acervo para as instalações da sede atual, construída entre 1963 e 1965, e pela compra e doação de obras artísticas para ampliação e consolidação do MAUC”, informou Almir Bittencourt ao elencar feitos da vida profissional de Zuleide Martins de Menezes.

Outra pauta aprovada foi a indicação dos professores da UFC Augusto César de Aquino Cabral, Marcus Vinicius Veras Machado e Paulo Rogério Faustino Matos e do professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Alexandre Oliveira Lima para integrar o Conselho Curador da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP).

Tela de reunião virtual com o reitor Prof. Cândido Albuquerque

Os conselheiros autorizaram ainda o afastamento do País do reitor Cândido Albuquerque para participação no XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) na Universidade de Cabo Verde, bem como mudanças na estrutura organizacional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

No início da reunião, também foi dada posse aos novos conselheiros Márcio Veras Corrêa e Alberto Sampaio Lima, representantes do Campus de Itapajé Jardins de Anita; Lara Capelo Cavalcante (titular) e Sylvia Beatriz Bezerra Furtado (suplente), representantes das coordenações dos cursos ou projetos de extensão; e Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres (titular) e Pablo Assumpção Barros Costa (suplente), representantes das coordenações dos cursos de pós-graduação. 

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.