Abertas inscrições para oficinas e minicursos do VIII Encontro de Cultura Artística e da VII Mostra ICA, dos EU 2021


Estão abertas, até 28 de novembro, as inscrições, via formulário eletrônico, para as oficinas e minicursos da programação do VIII Encontro de Cultura Artística e da VII Mostra ICA, eventos que integram os Encontros Universitários 2021 da Universidade Federal do Ceará. As atividades, abertas ao público, são divididas em diversas linguagens artísticas como pintura, fotografia, artes plásticas, além de atividades pedagógicas nas áreas de jornalismo, cultura, lazer e desporto.

Imagem: Ilustração com a marca dos Encontros Universitários 2021

Toda a programação de oficinas e minicursos será realizada ao vivo e no formato virtual, via Google Meet. Os participantes terão direito a certificados para o cômputo de horas complementares.

Além das atividades formativas, também haverá apresentações de trabalhos dos bolsistas que fazem parte do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), gerido pela Secretaria de Cultura (SECULT UFC), e de produções artísticas, culturais e técnicas de servidores estudantes do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, com transmissão pelo YouTube e Facebook, nos canais e perfis da SECULT UFC e da Mostra ICA.

Confira a programação de oficinas e minicursos que ainda estão com inscrições abertas e acesse o formulário:

DIA 1º/12
14h
OFICINA: DINÂMICAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA (carga horária: 1h)
Facilitadoras: Thaiane Firmino da Silva e Maria Thaís Firmino da Silva
VAGAS: 20
Sobre a oficina:
Tendo em vista que as dinâmicas pedagógicas são ferramentas que contribuem com o ensino-aprendizagem, a introdução desses recursos no âmbito escolar tende a propiciar o desenvolvimento socioemocional do educando. Por se configurar como recurso pedagógico-educacional-instrucional, o mecanismo – quando utilizado de maneira assertiva – pode servir de ponte para a realização de atividades colaborativas e interativas, além de se configurar como importante ferramenta para organizar atividades didáticas e aplicar conteúdos curriculares.

16h
MINICURSO: TENDÊNCIAS DO JORNALISMO GASTRONÔMICO (carga horária: 1h)
Facilitadoras: Maria Thaís Firmino da Silva e Thaiane Firmino da Silva
VAGAS: 20
Sobre o minicurso:
O minicurso foi elaborado a partir da verificação da crescente importância que essa especialidade jornalística assume em tempos de acesso a informações voltadas a qualidade e estilo de vida. Nesse sentido, são apresentadas possibilidades de atuação do profissional jornalista que se dedica à temática, bem como explicitada a importância dessa especialidade para o contexto atual.

DIA 2/12
10h
MINICURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO EM DESPORTO E LAZER (carga horária: 1h)
Facilitadoras: Thaiane Firmino da Silva e Maria Thaís Firmino da Silva
VAGAS: 20
Sobre o minicurso:
O minicurso foi planejado tendo em vista a necessidade de capacitação de corpo discente para elaboração de projeto com vistas a desenvolver previsão orçamentária e captação de recursos para desenvolvimento de empreitadas no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006).

15h
MINICURSO: GESTÃO DO ESPORTE, LAZER E CULTURA NA ESCOLA (carga horária: 1h)
Facilitadoras: Thaiane Firmino da Silva e Maria Thaís Firmino da Silva
VAGAS: 20
Sobre o minicurso:
O minicurso foi desenvolvido a partir de vivência em escola da rede pública do Estado do Ceará e visa atender demandas relativas à administração do esporte, do lazer e da cultura no âmbito educacional. Para tanto, serão abordadas questões relativas à gestão desportiva e de lazer, com o intuito de capacitar os participantes quanto ao aprimoramento das estratégias e à sistematização da práxis dessas áreas (1h).

Dia 3/12
14h
OFICINA DE MODELAGEM EM BISCUIT: HAKU DRAGON, A VIAGEM DE CHIHIRO (carga horária: 1h)
Facilitadora: Helem dos Santos Soares
VAGAS: 25
Resumo:
Na oficina de modelagem em Biscuit, vamos aprender a fazer um figure action do personagem Haku da animação "A viagem de Chihiro", com o objetivo de compartilhar conhecimentos e dicas, para se obter um ótimo resultado.

Fonte: Secretaria de Cultura da UFC - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Instituto de Cultura e Arte - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.