UFC participa do Fórum Internacional de Hidrogênio ao lado de atores estatais e do setor produtivo

A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições participantes do Fórum Internacional do Hidrogênio, realizado nesta quarta (24) e quinta-feira (25), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), contando também com transmissão on-line.

Imagem mostra telão onde aparece o reitor da UFC em auditório amplo com pessoas sentadas de costas para o fotógrafo e acompanhando o discurso

Durante a abertura do encontro, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou o entusiasmo com a possibilidade de o Ceará se tornar uma referência na produção de hidrogênio verde a partir da instalação de um hub no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. “Temos no Ceará universidades de ponta que são capazes de produzir as tecnologias necessárias para essa nova matriz energética”, asseverou.

De acordo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, a UFC está participando das discussões sobre o hub desde o início por meio da mobilização de pesquisadores, da elaboração do plano diretor do hub, do diálogo com as empresas, entre outras atividades. Ele comentou ainda que a UFC vai ceder espaço no Parque Tecnológico (PARTEC) para que as indústrias do setor possam fazer pesquisas em parceria com a universidade com o objetivo de que esse conhecimento seja desenvolvido no Ceará e não apenas importado.

Imagem mostra pessoas sentadas assistindo a telão no qual aparece o governador Camilo Santana

O presidente do PARTEC, Prof. Fernando Nunes, que participou do primeiro painel do evento com o tema “Hub de hidrogênio verde no Ceará”, explicou que a importância desse combustível reside no fato de poder ser armazenado e transportado para diversas regiões e países, diferentemente do que ocorre com outras energias renováveis.

O governador Camilo Santana avaliou que a discussão sobre o hidrogênio verde ocorre em um momento importante tanto para a economia do Ceará como para a mitigação das mudanças climáticas. Para ele, a produção do combustível mudará o cenário socioeconômico do Estado. “Já assinamos 12 memorandos de entendimento com grandes multinacionais do setor”, informou, acrescentando que outros já estão em discussão.

Imagem mostra os professores Fernando Nunes e Augusto Albuquerque em pé e lado a lado no auditório, com telão e pessoas sentadas ao fundo

Para o ministro das Minas e Energias, Bento Albuquerque, o debate sobre a descarbonização das economias está no centro da agenda internacional, principalmente devido aos compromissos dos países em reduzir as emissões de gases de efeito estufa em razão das mudanças climáticas. “E o Brasil tem atuado para acelerar a estruturação de um mercado para a utilização do hidrogênio”, destacou. Ele comentou ainda que o Nordeste brasileiro terá um papel fundamental nesse processo, por conta do potencial de produção de energias renováveis na região.

SOBRE O HUB – O Governo do Ceará trabalha na articulação para implantar um hub de produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Apesar de ser um elemento abundante na natureza, o hidrogênio não está disponível em estado puro. Ele é obtido através de um processo químico chamado eletrólise, com uso de fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar. Quando ocorre a obtenção do hidrogênio por meio dessas energias limpas, sem emissão de carbono, ele ganha a denominação de "hidrogênio verde".

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site oficial do fórum.

Assista a matéria da UFCTV sobre o Fórum: