Reitor recebe embaixador da União Europeia e discute parcerias entre UFC e bloco europeu

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez Rubio, se reuniram nesta sexta-feira (26), na Reitoria, para debater propostas de parcerias entre a Universidade e o bloco europeu. "Nosso foco de relação é a Europa. E queremos ampliar essas parcerias", ressaltou Cândido Albuquerque. O encontro foi seguido por almoço.

Um dos pontos discutidos no encontro foram as pesquisas na área de hidrogênio verde. O reitor fez um resumo da proposta de construção de um hub para produção do combustível no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Essa é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a UFC e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Imagem: Embaixador da União Europeia e reitor da UFC sentados em sofás, conversando (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Segundo Cândido Albuquerque, a UFC está com um projeto pronto para a instalação de um centro de pesquisas sobre hidrogênio, necessitando agora de apoio e financiamento. Para isso, uma parceria com a União Europeia é um dos cenários avaliados, até porque o continente já possui empreendimentos para a produção do combustível. "A gente tem um parque de laboratórios muito importante e pesquisadores bastante qualificados", enfatizou o gestor, sugerindo uma nova reunião em Brasília, para aprofundar as conversações.

O embaixador Ignácio Ybáñez Rubio acolheu a proposta e ressaltou a importância dos investimentos no Brasil para as empresas europeias. "A associação entre universidade e empresa nesse setor em especial [hidrogênio verde] é essencial", defendeu. Ele destacou ainda que, no campo energético, indústrias europeias realizam investimentos em pesquisas no Brasil, principalmente por meio de parcerias com universidades. "As instituições brasileiras são muito atrativas para as europeias", garantiu.

De acordo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, o objetivo é construir um grande centro de desenvolvimento em hidrogênio verde no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra ou no CIPP. Ele ressaltou que, apesar de já existirem pesquisas relacionadas à produção de hidrogênio, os desafios apresentados pela versão verde são novos. "Para atingir a escala que precisa agora, é uma outra fronteira", avaliou.

Participaram ainda da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto Cavalcanti, e a professora do Curso de Direito e coordenadora do Módulo Jean Monnet na UFC, Tarin Mont’Alverne.

SOBRE O HUB – O Governo do Ceará trabalha na articulação para implantar um hub de produção de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Apesar de ser um elemento abundante na natureza, o hidrogênio não está disponível em estado puro. Ele é obtido através de um processo químico chamado eletrólise, com uso de fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar. Quando ocorre a obtenção do hidrogênio por meio dessas energias limpas, sem emissão de carbono, ele ganha a denominação de "hidrogênio verde".