Papel tecnológico na retomada econômica pós-pandemia é tema da XVI Semana de Tecnologia

Com a proposta de trazer uma programação que visa elucidar a relação entre tecnologia, sustentabilidade e retomada econômica, começa, nesta segunda-feira (29), a XVI Semana de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (ST 2021). Organizada por estudantes de graduação e pela Diretoria do Centro de Tecnologia da UFC, a atividade ocorre até sexta-feira (3), em formato híbrido.

Tendo como tema central "O papel tecnológico na retomada econômica sustentável em meio ao cenário pós-pandêmico", a programação da ST 2021 contempla palestras, workshops, desafios tecnológicos, visitas a empresas de tecnologia e campeonatos esportivos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta segunda-feira (29) no site do evento.

Imagem: fundo azul marinho e, à frente, os dizeres Semana da Tecnologia

Destaque para a palestra de abertura, marcada para as 18h desta segunda-feira (29), com a participação do diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Carlos Almir de Holanda; do secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SEDET) do Governo do Estado do Ceará, Júlio Cavalcante Neto; do gerente do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Guilherme Muchale; do diretor-presidente do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC, Fernando Ribeiro de Melo Nunes; e do diretor-adjunto de Extensão do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Abraão Freires.

As discussões sobre o Hidrogênio Verde estão presentes na programação com o debate "O combustível do futuro", que ocorrerá às 8h desta quinta-feira (2) com as presenças de Jurandir Picanço Jr., presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE-CE); Profª Fernanda Lobo, vice-coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental da UFC, e Ricardo Castelo, executivo de energias renováveis.

Também integram a programação da ST 2021 o III Fórum de Educação em Engenharia (FEENG 2021), que abordará temas relativos à construção de novos projetos pedagógicos de cursos e aprendizagem baseada em competências; o II ST Challenge, competição colaborativa de inovação, e a Copa ST, campeonato esportivo que envolverá modalidades como futsal, vôlei e e-games.

Mais informações no site e no perfil do evento no Instagram (@stecnologiaufc).

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior , diretor-adjunto de Extensão do Centro de Tecnologia da UFC e Presidente da Comissão Organizadora da XVI Semana de Tecnologia - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.