Projeto Inspira Ação recebe inscrições do público em geral para tratamento de tabagismo

O projeto de extensão Inspira Ação, desenvolvido no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), está com inscrições abertas para o público em geral, externo ao Complexo Hospitalar UFC/EBSERH. Desde 2015, o projeto atende pacientes que querem parar de fumar e é cenário de treinamento para estudantes de graduação e médicos residentes do HUWC.

Imagem: Ilustração de duas mãos que quebram um cigarro

As atividades de tratamento do tabagismo abrangem programação de atendimentos individuais (triagens e consultas) e coletivos. É exigida a participação em cinco sessões semanais de terapia em grupo e três sessões de manutenção, realizadas em 15, 30 e 60 dias após a conclusão das sessões semanais. Se necessário, medicações são prescritas para facilitar a abstinência.

São condições para participar do Inspira Ação: ser maior de 18 anos de idade, estar fumando diariamente ou quase todos os dias, ter disponibilidade para participar de sessões e consultas programadas, estar motivado para parar de fumar nas próximas quatro semanas e possuir capacidade de compreender e de cooperar com as estratégias para parar de fumar.

Para ser atendido, é necessário agendar triagem presencial junto à Recepção do Serviço de Psiquiatria do HUWC. Quem se interessar deve apresentar guia padronizada de encaminhamento se já for paciente de outro ambulatório do HUWC ou da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), ou encaminhamento médico por escrito da unidade de saúde de origem (por exemplo, posto de saúde).

Uma alternativa para acessar o projeto é responder formulário eletrônico de interesse em ser voluntário de pesquisa sobre motivação para parar de fumar. As respostas ao formulário serão analisadas pela equipe. Os interessados potencialmente elegíveis serão convidados a comparecer à avaliação inicial. Os que não preencherem o perfil do estudo receberão informações sobre outros serviços onde podem buscar apoio para parar de fumar.

"Este é um novo momento do projeto, em virtude da ampliação das possibilidades de acesso. Não somente pacientes do Complexo Hospitalar da UFC se beneficiarão, mas também aqueles de outros pontos da rede de saúde", afirma o coordenador do Inspira Ação, Prof. Paulo Rodrigues.

Hospital Universitário Walter Cantídio – Serviço de Psiquiatria (1º andar)
Rua Pastor Samuel Munguba, 1290, Rodolfo Teófilo, próximo ao HEMOCE

Fonte: Prof. Paulo Rodrigues Nunes Neto, do Departamento de Medicina Clínica da UFC e coordenador do Projeto Inspira Ação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.