Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente realizado pela USP premia quatro artigos da FEAAC

Quatro artigos de alunos e docentes da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) foram premiados no XXIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), realizado pela USP nos dias 29 e 30 de novembro, no formato on-line. Três deles foram desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC).

Imagem: Profª Claudia Buhamra e a servidora da PROGEP Rebeka Maria Sotero Silva seguram papel com título da apresentação do artigo premiado em evento da USP

O melhor trabalho do tema Marketing e Sustentabilidade foi sobre consumo sustentável de roupas, estudo comparativo entre brasileiros e alemães realizado por Letícia Benevides Chaves a partir da experiência de intercâmbio na Alemanha (Bremen), sob orientação de Juliana Vieira Corrêa Carneiro, docente do Curso de Administração da FEAAC. O artigo foi também aprovado para publicação em revista da Universidade Federal de Santa Maria (RS), com autoria ainda de Laise do Nascimento Silva, Luiz Carlos Murakami, Linnik Israel Lima Teixeira.

No tema Governança e Sustentabilidade em Organizações, Beatriz Alves dos Santos e Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia, orientadas pela professora da UFC Alessandra Carvalho de Vasconcelos, foram premiadas com o trabalho que analisa como as empresas com reputação utilizam as divulgações de riscos para se legitimar na sociedade, fruto da dissertação de mestrado de Beatriz Santos no PPAC.

O prêmio de melhor trabalho na área de Responsabilidade Social Corporativa contemplou o artigo de Mateus Oliveira Rabelo e Célia Maria Braga Carneiro, que é Profª do Departamento de Contabilidade da FEAAC. Ela foi orientadora do trabalho de conclusão de curso do estudante que analisou as ações de compromisso social desenvolvidas por um conjunto de empresas durante a pandemia da covid-19, divulgadas no Jornal Nacional.

Imagem: Fotografia de rosto do aluno Mateus Oliveira Rabelo e Célia Maria Braga Carneiro, autores de artigo premiado.

TEMA NOVO – A servidora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) Rebeka Maria Sotero Silva e a Profª Claudia Buhamra, coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, foram as autoras do artigo premiado no novo tema: Espiritualidade nas Organizações. Com o título "Conversão ecológica: a influência da religiosidade na formação do comportamento sustentável", o artigo partiu da dissertação do Mestrado em Administração concluído em 2020 pela servidora. "Já estudava o tema do comportamento do consumidor e identifiquei como um campo emergente a relação da espiritualidade e a sustentabilidade. Gostei de estar envolvida na pesquisa e vejo a premiação como um reconhecimento do trabalho desenvolvido", afirma. Também recebeu indicação para a premiação artigo de outra servidora da UFC, Adely Ribeiro Meira Corrêa, no tema de Empreendedorismo Sustentável e Negócio de Impacto.

Fontes: Rebeka Maria Sotero Silva, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da FEAAC/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Célia Maria Braga Carneiro, do Departamento de Contabilidade da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.