Procurar no portal

Administração superior vai a Cabo Verde e Portugal para missão com foco em meio ambiente, formação médica e inovação

A administração superior da Universidade Federal do Ceará mobilizou, na última semana, esforços além-mar para potencializar as ações de internacionalização da UFC. Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, o reitor Cândido Albuquerque e o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, estiveram em Cabo Verde e Portugal para missão institucional na comunidade lusófona.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque e reitora Judite Nascimento (ao centro) posam com representantes da administração da Uni-CV, da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos e o pró-reitor Augusto Albuquerque. (Foto: Divulgação/ GCI da Uni-CV)

A primeira agenda foi no dia 29, segunda-feira, quando os gestores participaram do XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP). Com periodicidade bienal, o evento foi realizado no novo campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), localizado na Cidade da Praia, capital do país. Com o tema "Desafios da investigação ambiental em países de língua portuguesa: estratégias de resiliência em contexto de crise", a programação envolveu diferentes instituições governamentais e universitárias de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

No dia seguinte (30), a delegação da UFC visitou o campus da Uni-CV e reuniu-se com a reitora da instituição, Profª Judite Medina do Nascimento, com membros da administração superior da universidade cabo-verdiana e com o presidente da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC), Danielson Pereira Barreto Veiga. Também participou remotamente o Prof. Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, professor adjunto do Departamento de Cirurgia da UFC e presidente da Comissão Estadual da Residência Médica (CEREM-CE).

A pauta do encontro e o objetivo primordial da viagem foi a elaboração de um convênio para que médicos do país insular africano possam realizar seus cursos de residência médica na UFC. A Universidade de Cabo Verde, instituição pública, comemora a formatura, no último dia 6 de novembro, dos 17 primeiros médicos cabo-verdianos graduados em seu país de origem. O curso, com duração de seis anos, foi criado em outubro de 2015 e recebeu tutoria da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Judite Nascimento, reitora da Uni-CV, afirmou ser a formatura dos médicos um sonho da comunidade acadêmica e da própria nação, ressaltando ainda a excelência da formação dos graduados. "Não queremos médicos só para Cabo Verde. Vamos, sim, preparar profissionais que possam vir a exercer medicina em qualquer país", assegurou a dirigente máxima. Imagem: Os médicos Hélder Tavares e Mayra Soares posam de jaleco e estetoscópio. (Foto: Divulgação/GCI da Uni-CV)A cooperação nascente beneficiará profissionais como os médicos Hélder Tavares e Mayra Soares, ambos concludentes da primeira turma. Para Hélder, o sentimento é de orgulho do percurso feito, embora o caminho não tenha sido fácil. Hoje lotado em unidade de saúde local, começa a ser confrontado com as dificuldades da saúde pública e diz estar sempre atento às necessidades dos pacientes para ajudá-los em suas queixas, missão na qual a formação recebida ajuda bastante. "Sou muito grato pela Uni-CV ter criado o curso e por ter me permitido conhecer docentes e médicos excelentes durante a trajetória letiva", afirmou.

Já Mayra Soares, além de médica, foi atleta pela Uni-CV e destacou-se como uma das melhores alunas de sua ilha. O momento agora é de se dedicar à profissão, que exige sacrifícios. "A maior sensação que tive foi a de trabalhar como auxiliar junto a um cirurgião. A impressão é de que paramos no tempo, podemos passar cinco horas em pé que não sentimos", contou.

O Prof. Cândido Albuquerque garantiu que a UFC está de braços abertos para que profissionais de lá como Hélder e Mayra possam seguir aqui com seu percurso de qualificação. "Eles acabam de se formar e, já que não há como ofertar ainda residências em nenhuma especialidade, ficou tudo acertado para que a UFC entre como parceira. Estamos nos preparando para, em janeiro, nosso vice-reitor Glauco Lobo e o Prof. Salustiano, que coordena as residências médicas no Estado, compareçam a Cabo Verde para firmar o acordo", disse o reitor.

INOVAÇÃO EM PORTUGAL – Na segunda parte da semana, a missão institucional continuou no continente. Em Lisboa, Portugal, os representantes da UFC visitaram o Taguspark - Cidade do Conhecimento, maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. O complexo possui área total de 360 hectares, abriga 160 empresas e recebe diariamente cerca de 16 mil profissionais em trânsito.

O reitor e o pró-reitor puderam conhecer o centro de desenvolvimento de diferentes empresas e conferir em detalhes o modelo de gestão do parque, bastante profissionalizado e articulado com os setores industriais do país. De acordo com o Prof. Augusto Albuquerque, a visita renderá vários encaminhamentos posteriores, sendo o principal deles a oportunidade de receber em Fortaleza o CEO do Taguspark, Eduardo Baptista Correia, que se comprometeu em fazer uma série de apresentações para a comunidade acadêmica da UFC. "Será uma chance de fazer a internacionalização do nosso parque tecnológico", explicou o pró-reitor.

Outra atividade também acordada foi a realização de reuniões on-line onde lideranças de startups da UFC farão pitchs (sessões curtas de apresentação) sobre seus negócios para grupos de Portugal; em contrapartida, os empreendedores portugueses farão da mesma forma apresentações das startups lá incubadas para mentores e investidores brasileiros.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque posa em frente ao complexo Taguspark - Cidade do Conhecimento, em Portugal. (Foto: Acervo pessoal)

Também constou da agenda internacional uma visita à Universidade Nova de Lisboa (UNL), instituição estrangeira que individualmente tem o maior volume de parcerias com pesquisadores da UFC no tocante à produção científica. Lá, o reitor e o pró-reitor reuniram-se com a Profª Isabel Rocha, pró-reitora de Inovação e Criação de Valor da UNL, e saíram com dois possíveis acordos engatilhados.

"O primeiro é um convênio para que nossas disciplinas e as disciplinas da UNL tenham atividades em conjunto, possibilitando uma oportunidade de internacionalização via intercâmbio virtual. A segunda é que nosso Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) firme parceria com seu equivalente na UNL e, da mesma forma que será feita com nossas startups, haja a possibilidade de contar com uma mentoria da universidade portuguesa", disse o Prof. Augusto Albuquerque. Ele acrescentou que será valioso para a UFC fortalecer seu ecossistema empreendedor a partir de opiniões de um país com outro cenário econômico, construindo uma visão global da potencialidade dos negócios locais.

Com informações do Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade de Cabo Verde.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300