"Revista Encontros Universitários 2021", com quase 5 mil trabalhos, já está disponível on-line

A edição da Revista Encontros Universitários 2021, da Universidade Federal do Ceará, já está disponível on-line, com quase 700 páginas e um total de 4.993 textos publicados. A edição ficou a cargo dos professores Osvaldo de Souza e Hamilton Rodrigues Tabosa, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. O lançamento oficial da revista ocorreu na última sexta-feira (3), como parte da programação de encerramento dos EU2021.

Os editores revelam que consideraram um grande desafio o trabalho que reuniu quase 5 mil textos, mas que "traz muitos frutos para a UFC e comunidade em geral, além de favorecer a preservação da memória da Universidade". Para facilitar o acesso aos diversos públicos leitores, a revista está à disposição nos seguintes formatos: Portable document format (PDF), Eletronic publication (ePUB), MOBI, um outro formato para documentos digitais, e Motion Picture Experts Group (MP3), formato audível.

Imagem: ilustração dos Encontros Universitários 2021

O conteúdo da revista se configura numa rica amostra da dimensão da UFC, com sua diversidade de conhecimentos e atividades. Conforme os editores, para responder à questão "qual o tamanho da UFC?", há que se analisar "a quantidade de diferentes ações de extensão, de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado que a compõem. Talvez isso já possa apontar parte da resposta, complementando-a com uma análise do tamanho e da quantidade de áreas dos campi", dizem.

Mas, observam: "Ainda assim, acreditamos que a resposta somente será completa quando adicionarmos à resposta uma consideração sobre a pluralidade de tópicos que são discutidos e pesquisados na UFC". A revista traz, assim, um alentado panorama de tudo que foi apresentado nos EU2021. Saúde, arte, inteligência artificial, movimentos sociais, economia, educação, direito, literatura, meio ambiente, sexualidade, comunicação e mídias sociais. Tudo isso e muito mais podem ser encontrados na publicação.

No texto de apresentação da revista, a Profª Geanne Matos de Andrade, presidente da Comissão Organizadora dos EU2021, observa que "ao responder a grandes perguntas e enfrentar desafios importantes do nosso quotidiano, a ciência cria conhecimento e melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas, reduzindo desigualdades e construindo pontes".

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a publicação

CAPITAL E INTERIOR – Pelo segundo ano, os Encontros Universitários ocorreram no formato remoto, entre os dias 1º e 3 de dezembro, tendo como tema central "Ciência e sociedade se encontram na Universidade". Além da apresentação dos diversos trabalhos, distribuídos em 21 encontros em Fortaleza, e nos encontros realizados simultaneamente nos campi da UFC em Sobral, Crateús, Russas e Quixadá, a programação contou com quatro plenárias com convidados da academia e da sociedade externa, 11 sessões temáticas, 3 webinários internacionais, além de oficinas e palestras.

On-line, os interessados podem acessar a edição 2021 completa com todos os volumes, bem como os volumes de anos anteriores da Revista Encontros Universitários.

Fontes: Prof. Osvaldo de Souza – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ambos do Departamento de Ciências da Informação