Procurar no portal

Corredor Cultural Benfica retorna às atividades presenciais com manhã de ocupação no entorno da Reitoria; confira atrações

Após dois anos com saudades de dar vida nova às ruas do bairro mais bacana da cidade, o Corredor Cultural Benfica volta às atividades presenciais para encerrar o ano de 2021. No dia 12 de dezembro, domingo, o evento fecha um trecho da Avenida da Universidade para ocupar os jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e equipamentos do entorno, como o Museu de Arte da UFC (MAUC). Aberto ao público e gratuito, o Corredor, nesta edição, contará com programação apenas diurna, com atrações a partir das 9h e seguindo até as 14h.

A produção adianta que será seguido o protocolo sanitário definido pelo Governo do Estado e vigente na data do evento, com controle de acesso em dois pontos da avenida (1 - na altura da Rua Paulino Nogueira; 2 - próximo à Av. 13 de Maio), assegurando que a ocupação dos espaços seja mantida no limite de público estabelecido pela determinação estadual. No local, haverá também distribuição de máscaras para os frequentadores.

Imagem: A Orquestra Popular do Nordeste é uma das principais atrações desta edição (Foto: Lua Alencar)

PALCO PRINCIPAL – Quem abre a série de shows do palco principal, rente ao cruzamento entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio, são os contadores de história do grupo Zepelim Arte para a Infância, Izabela Wegia e Wellington Fonseca. No espetáculo "Se esse cajueiro falasse", que começa às 9h, eles unem as vivências dos integrantes à música, ao teatro e à arte de narrar. Com olhar lúdico, os artistas entretêm o público infantil e suas famílias com aventuras compartilhadas "à sombra do cajueiro", que fazem o dia durar como se fosse três.

A atração seguinte é a Orquestra Popular do Nordeste, com participação especial do cantor Marcus Caffé. Os artistas apresentam o concerto "Canto da Jandaia", reunindo trabalhos de compositores como Alberto Nepomuceno, Sátiro Bilhar, Branca Bilhar, Ramos Cotoco, Lauro Maia e Tarcísio Sardinha, dentre outros. Os instrumentistas prometem mergulhar nos arranjos da terra e explorar o universo dos “pifes” (pífanos), rabecas, bandolins e batucadas que permeiam a identidade musical cearense, mesclando-os com os vocais do cantor convidado.

Depois, é a vez do Quinteto de Metais da UFC. Sob a regência do Prof. Leandro Serafim, o projeto musical reúne quatro estudantes da Licenciatura em Música da UFC em Fortaleza. Em meio a trompetes, trompa, trombone e tuba, o grupo tem interpretado com irreverência repertórios diversos, incluindo obras eruditas e populares, nacionais e internacionais. A formação já tocou no Festival Internacional de Orquestras Jovens Eurochestries, em Sobral, e no VI Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, em Gramado (RS).

Imagem: Grupo Zepelim Arte para a Infância (Foto: Divulgação)

LAZER NOS JARDINS – Sob a sombra das árvores que fazem do Benfica um dos bairros mais verdes de Fortaleza, as famílias poderão apreciar nos jardins da Reitoria feiras, oficinas, atrações infantis, exposições e apresentações artísticas. Das 9h às 14h, o público terá oportunidade de conferir os produtos das artesãs cadastradas no projeto Enel Compartilha Empreendedorismo e de adquirir produtos orgânicos – como frutas, verduras e ovos – na Feira da Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Também entre 9h e 14h, a criançada se diverte no Espaço Lúdico, com camas elásticas, parquinho, pintura facial e outros brinquedos e jogos. Sucesso de público, o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), fica estacionado no evento com seu acervo de brinquedos e jogos à disposição das crianças. No mesmo horário, os amantes de animais podem visitar a feirinha de adoção do Abrigo São Lázaro e levar um novo amigo canino ou felino para casa. Durante o Corredor, serão recebidas doações de ração para cães e gatos atendidos pela instituição, que deverão ser entregues aos voluntários da própria ONG.

Ainda nos jardins da Reitoria, das 9h às 14h, ocorre a já tradicional Feira de Antiguidades e Numismática do Corredor Cultural. Em paralelo, quem estiver passando pelo local e tiver interesse na área da saúde poderá receber treinamento em Primeiros Socorros do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar da UFC (NUEMPH-UFC).

Imagem: A feira de adoção de animais domésticos promete ser uma das atrações mais visitadas no domingo (Foto: Rômulo Santos)

Outras programações sediadas nos jardins serão um espetáculo de teatro de bonecos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), as oficinas de educação ambiental e sanitária da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e a exposição itinerante do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba.

No estacionamento do MAUC (Av. da Universidade, 2854 - Benfica), será instalado também um espaço multicultural, onde a música ficará por conta da discotecagem com a DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico e do Samuel Rocha Quinteto. Este último já se apresentou em eventos locais como Festival Mel, Chorinho e Cachaça, Festival Choro Jazz e Projeto Palco Aberto da Casa de Vovó Dedé, além de ter realizado turnês pela França, Bélgica e Holanda. Expoente do violão de sete cordas, ele apresenta no Corredor com seus parceiros instrumentistas o show "Bordando o sete".

O local recebe ainda, das 9h às 14h, a feira gastronômica do Corredor, com opções variadas de alimentação preparadas por diversos empreendedores do Benfica e de outros bairros da cidade, e uma feira de discos de vinil. Das 10h às 12h, o MAUC também estará aberto à visitação, disponibilizando visita guiada.

Imagem: pai e filho brincam no Brincarmóvel

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o evento

ESPORTE E SERVIÇOS – Às 7h, o público esportista já pode começar a circular pela Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, cujo trajeto passará pelo trecho interditado. O poder municipal também estará presente por meio do projeto Minibicicletar; de distribuição de mudas de plantas nativas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA); da tenda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com aferição de pressão, testes de glicemia e checagem de sinais vitais; e da unidade móvel da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), com serviços como emissão de Bilhete Único, carteira de estudante, cartão do idoso e cartão gratuidade para pessoas com deficiência.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, com organização da Maestria Comunicação e Eventos; patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE) e do Governo do Estado do Ceará; com agradecimento à Enel; parceria do Grupo O Povo de Comunicação; apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

SERVIÇO
Corredor Cultural Benfica 2021
Data:
12 de dezembro (domingo)
Horário:
9h às 14h
Local:
Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e estacionamento do MAUC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica)
Mais informações:
@corredorculturalbenfica

Fonte: Comissão organizadora do Corredor Cultural Benfica ‒ fone: 85 3276 2525/  e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300