Defesa da primeira dissertação da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares será sábado (11)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCARDIO), vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, terá a sua primeira defesa de dissertação de mestrado neste sábado (11). O pesquisador João Lins Araújo Neto apresentará o trabalho "Estratificação de risco para predição de fibrilação atrial no pós-operatório de cirurgias cardíacas", que teve orientação do Prof. Eduardo Arrais Rocha. A defesa ocorrerá a partir das 8h, no horário de Brasília, por meio de videochamada na plataforma Google Meet.

Imagem: Foto de um médico aferindo a pressão arterial de um paciente

A dissertação aborda a ocorrência de fibrilação atrial pós-operatória (FAPO), o tipo mais comum de arritmia sustentada após cirurgias cardíacas, que afeta aproximadamente 30% dos pacientes operados. Tal arritmia está associada a um maior risco de acidente vascular cerebral (AVC), ao aumento de tempo de internações hospitalares e à incidência de óbitos. O estudo teve como amostra 989 pacientes adultos, tendo alcançado uma média de 77% de acerto para prever o diagnóstico de fibrilação atrial pós-operatória nos voluntários da pesquisa.

A banca examinadora será composta pelo orientador, pela Profª Fátima Rosane de Almeida Oliveira, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC/EBSERH), e pelo Prof. Bruno Caramelli, da Universidade de São Paulo (USP).

SOBRE – O Mestrado em Ciências Cardiovasculares, do PPGCARDIO da UFC, é o primeiro desse segmento no Norte e Nordeste do Brasil, tendo sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em outubro de 2018. A primeira turma de mestrado do PPGCARDIO iniciou as atividades em agosto de 2019. O programa possui 11 docentes orientadores, que atuam com pesquisas nas áreas de concentração de Ciências Biomédicas e Cardiologia Clínica.

Fonte: Profª Camila Ferreira Roncari, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.