Aluna da UFC leva Ceará ao pódio com medalha de bronze em competição nacional de Química

A estudante Francisca Karina Castro Lima, do 4º semestre do curso de bacharelado em Química da Universidade Federal do Ceará, foi destaque na Olimpíada Brasileira de Ensino Superior de Química (OBESQ), obtendo medalha de bronze. Em solenidade realizada no último dia 3, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a jovem ainda foi homenageada na premiação "Mulheres na Química", tendo o seu nome gravado no Troféu Blanka Wladislaw.

Foi a primeira vez que Karina fez parte da Olimpíada, que contou com 212 inscritos este ano. Comenta a jovem que, como rotina prévia à competição, focou em resolver provas anteriores da OBESQ. “Não realizei nenhuma preparação específica para a competição, apenas resolver todas as provas antigas e deixar tudo anotado no caderno que tinha para a olimpíada. E qualquer dúvida que tivesse sobre algum assunto eu pesquisava bastante, estudava e anotava”, afirma Karina.

Imagem: a estudante Karina ao lado da Profª Nilce Gramosa (à esquerda)

Tamanha dedicação trouxe resultados: além da medalha de bronze com o sétimo lugar na classificação geral da competição, Karina levou o Ceará ao topo do pódio nacional, sendo a única representante do estado e a única mulher entre os 12 premiados. "Premiações como essas são de grande valor para nós mulheres que queremos mostrar que podemos brilhar em todas as áreas. Saber que meu nome está gravado em um troféu que possui o nome de uma química brasileira importante e está junto aos nomes de outras mulheres que tiveram ótimos destaques na química me deixa extasiada. Almejo seguir minha carreira podendo ser mais uma mulher nas ciências exatas que vai fazer a diferença e inspirar mais mulheres a virem para essas áreas", destaca Karina.

Nesta edição, dos 35 estudantes cearenses inscritos na Olimpíada, 17 foram da UFC. "O estado do Ceará tem tido boa participação na OBESQ, sendo que nossos alunos estão entre os primeiros lugares neste certame e dentre os melhores do Brasil nesta área", ressalta a Profª Nilce Gramosa, coordenadora da Olimpíada.

Foram premiados ainda na solenidade os estudantes com melhores desempenho nas cinco competições que integram o Programa Nacional de Olimpíadas de Química, que compreende desde o ensino fundamental até o superior. Já a premiação "Mulheres na Química" faz referência a Blanka Wladislaw (1917-2012), uma das primeiras pesquisadoras na área de Química no País e titular da Academia Brasileira de Ciências. Concedida pelo Conselho Federal de Química, consiste em uma medalha de ouro "Mulheres para a Química" e gravação em um troféu dos nomes da mais destacada competidora em cada um desses cinco certames, além de uma medalha para a mais destacada aluna de escola pública. Mais informações podem ser conferidas no site da OBESQ.

Fonte: Profª Nilce Gramosa, coordenadora da Olimpíada Brasileira de Ensino Superior (OBESQ) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.