Solenidade alusiva aos 50 anos da STI reúne administração, ex-dirigentes e equipe do setor

Cerimônia realizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra reuniu administração superior, acadêmica, ex-dirigentes e equipe técnica para comemorar os 50 anos da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (8), na sala de videoconferência da STI, e contou com formato híbrido, o que permitiu a ex-diretores da unidade, impedidos de comparecer, participar remotamente, e à comunidade acadêmica, acompanhar a programação.

Compuseram a mesa de autoridades o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal; o ex-diretor da STI e atual presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Tarcísio Pequeno; e o analista de tecnologia da informação e ex-diretor da STI, Aécio Braga, representando todos os servidores da unidade.

Imagem: O ex-diretor da STI e atual presidente da FUNCAP, Prof. Tarcísio Pequeno, recebeu placa de homenagem ao lado do atual diretor da STI, Edgar Marçal; do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; e do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo (Foto: Viktor Braga/UFC)

Em seu discurso, o Prof. Edgar Marçal dedicou o foco de seus agradecimentos ao corpo técnico de servidores da STI que, ao longo dos anos e especialmente durante a atual pandemia, superaram todas as expectativas e são motivo de orgulho para o setor e para toda a Universidade. "São mulheres e homens que não fugiram à luta, trabalharam incansavelmente em dias úteis, finais de semana e feriados para cumprirem suas missões. Não porque foram cobrados, mas sim pelo comprometimento de entregar resultados com qualidade e no prazo", reconheceu o superintendente. Ele lembrou ainda frutos como o aperfeiçoamento dos sistemas acadêmicos, as novas funcionalidades dos sistemas de matrícula on-line e a plataforma de votação remota dos conselhos superiores, resultados dos esforços do grupo.

Outro ponto que o superintendente destacou foi o fato de a história da STI se confundir com a própria história da informática no Ceará e no Brasil. "Desde a elaboração das primeiras folhas de pagamento, passando pelos primeiros módulos acadêmicos, a entrada da Universidade na rede global dos computadores (a Internet), a preparação da UFC para enfrentar o problema do bug do milênio, até os tempos da pandemia da covid-19… Enfim, o comprometimento foi sempre uma qualidade presente nos servidores da STI", afirmou o titular da unidade.

Confira outras imagens do evento no Flickr da UFC

O último biênio foi especialmente marcante para a UFC não só pela emergência sanitária em escala mundial, mas porque a Instituição obteve resultados impressionantes em termos de transformação digital: 1) realizou o maior programa de inclusão digital de sua história, equipando unidades com computadores e wi-fi institucional, além da distribuição de chips de Internet móvel e dispositivos móveis para acesso dos alunos; 2) três edições dos Encontros Universitários foram realizados com sucesso em formato 100% on-line; 3) de maneira inédita, a matrícula dos alunos novatos na graduação foi totalmente remota, sem a necessidade de eles e seus pais enfrentarem longas filas para efetivar o vínculo.

Imagem: Uma linha do tempo com a história da STI foi inaugurada durante a solenidade (Foto: Viktor Braga/UFC)

DOS PRIMEIROS ANOS AOS DESAFIOS ATUAIS – O Prof. Tarcísio Pequeno mencionou os anos iniciais da superintendência, então núcleo, e a dificuldade de operar os primeiros equipamentos. "A chegada do 1130 [primeiro computador adquirido pela Universidade], nos anos de 1970, foi uma festa. Em seguida, a festa deu lugar a um sentimento de 'o que fazemos com ele?'. Para terem ideia, a máquina em operação queimava a mão dos usuários. Não havia gente habilitada para programar. Com parceria da IBM, onde trabalhei, e uma equipe de bolsistas de graduação, fomos desenvolvendo nossas atividades", relembra o presidente da FUNCAP.

Na ocasião, o Prof. Cândido Albuquerque salientou que não só a trajetória, como também a história recente da superintendência foram de desempenho ímpar e são, sobretudo, construções coletivas. "Construímos ferramentas e sistemas fantásticos, invejáveis. Tanto é verdade que quando eles foram chamados à prova, como agora, responderam com toda galhardia. Ninguém sabia para onde ir, o mundo estava cheio de perguntas e assustado diante da pandemia. E uma das mais importantes respostas da Universidade a esse período desafiador veio daqui e foi decisiva para que a UFC continuasse cumprindo sua missão", relatou o reitor, anunciando na solenidade que vêm mais novidades por aí: muito em breve, a UFC se despedirá dos diplomas impressos, por meio de uma plataforma própria de emissão e validação de diplomas digitais, desenvolvida pela STI.

Assista à reportagem da UFCTV sobre o jubileu de ouro da STI:

HOMENAGENS – Um dos pontos altos da cerimônia foi o reconhecimento público à contribuição dos ex-dirigentes da STI em diversos períodos. Receberam, das mãos do reitor e do vice-reitor, placas comemorativas pelos serviços prestados os antigos diretores Anchises Nogueira Queiroz (1971-1974), Tarcísio Haroldo Pequeno (1974-1975), Francisco Edson Pinheiro Pessoa (1976-1979 e 1987-1990), Francisco Cláudio Sampaio de Menezes (1979), Sérgio Vicente de Souza Falcão (1980-1987), José Gerson Ferreira Gomes (1991-1995), Aécio Paiva Braga (1995-1999), Mauro Cavalcante Pequeno (1999-2003), Javam de Castro Machado (2003-2011), José Antônio Fernandes de Macedo (2011-2014) e Joaquim Bento Cavalcante Neto (2014-2019), chegando até o atual titular, Edgar Marçal (2019-).

Imagem: O atual diretor da STI, Edgar Marçal; o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, também inauguraram a galeria de diretores da superintendência (Foto: Viktor Braga/UFC)