Sustentabilidade: UFC investe R$ 5,4 milhões em eficiência energética e já registra avanços na otimização de recursos

A sustentabilidade tornou-se um dos conceitos mais importantes da atualidade e, a cada ano, tem sido considerada por instituições como um pilar do planejamento. Nas universidades, não tem sido diferente. A Universidade Federal do Ceará tem adotado medidas sustentáveis, sobretudo no campo da eficiência energética, a fim de otimizar o consumo e conservar os recursos naturais. De 2019 a 2021, a UFC investiu R$ 5,4 milhões em inovação tecnológica nessa área, com avanços e resultados econômicos e ambientais já percebidos.

Assista à reportagem da UFCTV sobre eficiência energética:

De acordo com o coordenador de Conservação de Energia da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), Fabrício Leite, nos últimos três anos, foi feita a substituição de 7.000 lâmpadas antigas, trocadas por modelos até 40% mais econômicos que os convencionais, e de 1.093 aparelhos de ar-condicionado, com a instalação de equipamentos mais eficientes, em diversos campi da Universidade.

Outra medida importante tomada pela atual gestão da UFC foi a instalação inédita de usinas solares. Um total de R$ 2,6 milhões foi investido na aquisição de placas fotovoltaicas, em funcionamento no Campus do Benfica. Segundo Fabrício Leite, a estimativa de economia, só neste ano, foi da ordem de R$ 450 mil.

Ainda em 2021, há uma expectativa de aprovação de novos recursos do Ministério da Educação (MEC), da ordem de R$ 2 milhões, para a expansão da produção de energia solar na UFC. A ideia é que as próximas usinas sejam instaladas nos campi do Interior.

Imagem: Tabela mostrando os investimentos em eficiência energética de 2019 a 2021 (Fonte: UFC Infra)

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, afirmou que todos os esforços estão sendo empreendidos para expandir essa tecnologia na Instituição. "O mundo vive uma transição energética que durará décadas, mas já estamos nos antecipando com a adesão à energia fotovoltaica, que impactou positivamente as contas da Universidade. Queremos seguir ampliando seu uso. Além disso, não se justifica o uso de condicionadores de ar tão antigos, que, além de não serem capazes de gerar conforto térmico, ainda consomem a mesma energia que três unidades de modelos novos. É o que podemos efetivar de início, mas ainda há muito mais a ser feito", destacou.

Além das ações já implementadas, a UFC Infra também irá trabalhar na substituição de geladeiras e freezers com mais de 10 anos de uso, utilizados majoritariamente em laboratórios para fins de pesquisa, visando instalar equipamentos mais econômicos e com tecnologia mais moderna.

Outra medida importante foi a criação, em 7 de outubro deste ano, da Comissão Interna de Conservação de Energia, com uma equipe multidisciplinar designada para atuar no planejamento e acompanhamento de ações nessa área, dando suporte à Coordenadoria de Conservação de Energia da UFC Infra. A comissão foi instituída pela Reitoria, tem caráter permanente e deverá apresentar relatórios trimestrais de trabalho.

Imagem: Homem trabalhando em frente à estrutura da usina fotovoltáica da UFC, na Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)

"A atual gestão não perde de vista, em suas ações, os objetivos estratégicos de seus documentos oficiais. O próximo PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] terá um lugar especial para a questão da sustentabilidade, e o trabalho nesse sentido já vem sendo desenvolvido pela gestão, com o suporte da UFC Infra", finalizou o Prof. Cândido Albuquerque.

Fonte: Fabrício Leite, coordenador de Conservação de Energia da UFC Infra – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.