Relatório de auditoria da UFC elogia trabalho da PROGRAD diante dos desafios da pandemia

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará teve seu trabalho elogiado em Relatório de Auditoria relativo à ação Gestão da Graduação, recém-apresentado pela Coordenadoria-Geral de Auditoria (CGAUD) da UFC. Quando em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da covid-19 e o mundo precisou rever os modos de trabalho, de estudo, de vida, enfim, a UFC uniu esforços e logo implementou medidas para enfrentar a pandemia. Neste contexto, a PROGRAD teve papel relevante, desempenhando a contento suas atribuições institucionais, conforme conclui o relatório.

Imagem: Logo do Plano Pedagógico de Emergência

"Recebemos uma demanda da Auditoria para responder alguns pontos relacionados às ações realizadas durante o período da pandemia. Na nossa resposta colocamos todas as atividades, atestamos com os documentos que foram produzidos, ressaltamos a importância do Plano Pedagógico de Emergência (PPE) que foi feito para retomar o semestre e orientar todas as ações acadêmicas relacionadas a aulas, dentro desse momento em que a gente tinha suspendido as atividades presenciais", comenta a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros.

Coube à PROGRAD o trabalho de coordenação geral para elaborar o PPE, que contou com a participação de diretores e vice-diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de programas acadêmicos e representantes docentes, discentes e de servidores técnico-administrativos. Como uma ação "guarda-chuva", o PPE abrigou as diversas medidas que permitiram a UFC dar seguimento às atividades acadêmicas, em modo remoto, mesmo nos períodos mais críticos da pandemia.

O PPE incluiu formação de professores para o desenvolvimento das aulas virtuais; inclusão digital dos alunos; plano de acessibilidade para estudantes com deficiência, além de possibilitar a readequação do calendário acadêmico, com a reposição de aulas de modo a garantir prosseguimento de matrículas e colações de grau, além da realização de eventos de interesse acadêmico e a assistência aos cursos no que se refere às avaliações externas.

Imagem: pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros

À medida que o Governo do Estado foi divulgando decretos flexibilizando as atividades, a UFC foi se adaptando, como quando foram permitidas as aulas presenciais em alguns cursos que exigem atividade prática em laboratórios, por exemplo. Tudo isso previsto e acompanhado com todo critério pela PROGRAD. A pró-reitora destaca, para o êxito das ações da PROGRAD, o trabalho em parceria feito com outras pró-reitorias, superintendências e unidades acadêmicas da UFC. Tudo colaborou para o reconhecimento, em forma de elogio à Pró-Reitoria, por parte da CGAUD.

As ações como as mencionadas fazem parte da boa governança na UFC, o que mereceu elogios, também, de órgãos de controle externo como o Tribunal de Contas da União (TCU), o que ficou expresso em recente visita à Reitoria do ministro João Augusto Ribeiro Nardes, relator do TCU para as universidades federais.

Fonte: Profª Ana Paula de Medeiros, titular da PROGRAD ⎼ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.