Grupo da Fisioterapia seleciona pacientes para avaliação e tratamento de doença que afeta o tendão de aquiles

O grupo de pesquisa de Avaliação, Prevenção e Intervenção das Alterações dos Tendões – Tendon Research Group (TRG), do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, está realizando avaliações fisioterapêuticas gratuitas para indivíduos com tendinopatia do calcâneo, doença que afeta o chamado tendão de aquiles, causando dores na região.

Imagem: tendão de aquiles

As avaliações fazem parte de uma pesquisa em andamento no grupo TRG, coordenada pelo Prof. Rodrigo Oliveira, que pretende investigar os impactos da tendinopatia juntamente com as condições psicossociais do paciente.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e que sofra com dores no tendão de aquiles – ao subir escadas, correr ou ficar de ponta de pé, por exemplo – pode participar, preenchendo formulário eletrônico. Após a avaliação on-line, o participante receberá um e-mail com uma cartilha contendo exercícios para ser realizados em casa para o tratamento da doença.

De acordo com o Prof. Rodrigo Oliveira, casos identificados como graves poderão vir a ter outros tipos de atendimento ou encaminhamento.

A pesquisa do TRG conta com a participação da mestranda em Fisioterapia e Funcionalidade da UFC Yanka Murakawa, e da bolsista de iniciação científica do Curso de Fisioterapia Rafaela Lima de Oliveira, com a orientação do Prof. Rodrigo.

Fonte: Prof. Rodrigo Oliveira, do Departamento de Fisioterapia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.