Recém-adquirido pela UFC, software MATLAB será apresentado à comunidade acadêmica na terça-feira (14)

A Universidade Federal do Ceará acabou de adquirir licença de uso do MATLAB, software de computação numérico-científica amplamente utilizado por universidades de todo o mundo. Para apresentar a nova ferramenta à comunidade universitária, será realizada uma live às 15h na próxima terça-feira (14), com a presença do Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; do Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e de Michel Ramos, executivo de contas da Opencadd Advanced Technology, empresa responsável pelo software. O evento é aberto ao público e será transmitido no canal da UFCTV no YouTube.

Imagem: cartaz de divulgação do evento de divulgação do software MATLAB

O MATLAB, abreviação para MATrix LABoratory, é um software de linguagem simples e direta utilizado para realização de cálculos matemáticos, que possui alta performance computacional e ampla biblioteca de funções matemáticas pré-definidas. Esses recursos permitem que problemas de programação sejam resolvidos de forma mais simples do que em outras linguagens computacionais.

A ferramenta, adquirida a partir de esforços da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), pode ser utilizada em simulações de processos de engenharia, matemática, física, sistemas de controle, processamento de sinais e comunicações, processamento de imagens e visão computacional, testes e medições, economia, finanças e ciências atuariais, entre outras áreas.

"A utilização do MATLAB é consolidada não só nos centros de pesquisa do mundo todo, como também na maior parte das indústrias de vários segmentos que utilizam simulação computacional", explica o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Com isso, a expectativa para a implementação da ferramenta é de que "os alunos da Universidade tenham uma formação diferenciada e melhor inserção no mercado".

Outra expectativa é a elevação dos índices da graduação e da pós-graduação e da internacionalização da Universidade, uma vez que, conforme declara o Prof. Rodrigo Porto, "o MATLAB é utilizado em muitas universidade estrangeiras, e muitos projetos de cooperação internacional com essas instituições foram dificultados porque a UFC nunca possuiu uma licença formal da ferramenta. Estamos atendendo a uma demanda antiga da comunidade acadêmica. O acesso ao software será um passo histórico para a consolidação da qualidade das pesquisas aqui realizadas", comemorou.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.