Pesquisadores da UFC participam do Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará e irão elaborar planejamento espacial marinho

Foi lançado, na última sexta-feira (10), o Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará, um produto do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, do Governo do Estado, que conta com a participação de pesquisadores de diversas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará.

O Atlas Digital está hospedado de forma virtual na Plataforma Estadual de Dados Espaciais (PEDE), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), e as informações nele contidas darão suporte a atividades como pesca, aquicultura, mineração, turismo, energias renováveis, hidrogênio verde, dentre outras, além de apresentar características químicas, físicas e biológicas do mar.

Imagem: Tartaruga no Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio

O governador Camilo Santana lançou oficialmente o Atlas durante um almoço na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do qual participaram o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, e outras autoridades estaduais, como o secretário da SEMA, Artur Bruno, e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Tarcísio Pequeno. Também estiveram presentes o cientista-chefe do Meio Ambiente, Prof. Marcelo Soares (Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR), e o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque.

O Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará foi desenvolvido no âmbito do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, coordenado pela SEMA, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e pela FUNCAP.

A UFC participa ativamente do programa. De acordo com o Prof. Marcelo Soares, também integraram a equipe de pesquisadores do Atlas os professores da UFC Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa (LABOMAR), que é coordenador do Núcleo Costeiro do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará (PCM); Wellington Ferreira da Silva Filho (Departamento de Geologia), coordenador do Núcleo de Educação e Difusão do Conhecimento Costeiro e Marinho da SEMA; Fábio de Oliveira Matos, vice-coordenador do mesmo núcleo; e Ozilea Bezerra Menezes, vice-coordenadora do Núcleo Marinho do PCM e diretora do LABOMAR.

Pesquisadores de outros departamentos como Engenharia de Pesca, Biologia e Geografia, e da Faculdade de Direito também colaboram com as atividades do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente.

A utilização das informações do Atlas permitirá maior celeridade nas tomadas de decisão, na fiscalização e no licenciamento ambiental, gerando novas oportunidades para a economia do mar e a economia verde. Além disso, possibilitará uma maior difusão de dados sobre a zona costeira e o ambiente marinho do Ceará. A plataforma digital foi desenvolvida por diversos pesquisadores, incluindo o Prof. Bruno Honorato, do Campus da UFC em Crateús.

Em 2022, o Atlas será apresentado na versão impressa, e nele constarão as principais informações que servirão de base e diagnóstico para a elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará.

A plataforma on-line poderá ser atualizada sempre que novas informações e dados forem obtidos, sendo útil a diferentes perfis de usuários, como gestores, empreendedores e estudantes de escolas e universidades.

Imagem: Duna do Pôr do Sol, no Parque Nacional de Jericoacoara

PLANEJAMENTO MARINHO – Durante o almoço de lançamento do Atlas, o governador Camilo Santana assinou o Decreto nº 34.457, que cria o grupo de trabalho para elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o PEM consiste em um “processo público de análise e alocação da distribuição espacial e temporal de atividades humanas em áreas marinhas, para alcançar objetivos ecológicos, econômicos e sociais que geralmente foram especificados através de um processo político”.

Para o titular da SEMA, Artur Bruno, e para o cientista-chefe em Meio Ambiente, Prof. Marcelo Soares, trata-se de um momento ímpar para o Ceará se tornar "o estado azul do Brasil, sendo pioneiro em políticas públicas para o oceano e a economia do mar, pois terá o primeiro Atlas Digital sobre o tema e que servirá de base para a elaboração do PEM no estado".

Eles destacam, ainda, que a economia azul tem grande possibilidade de ser um motor de ganhos econômicos e sociais nesta década. Em breve, a plataforma será apresentada ao grande público, com uma apresentação de todas as suas funcionalidades e ferramentas para os setores interessados.

SOBRE O CIENTISTA-CHEFE – Criado na atual gestão da FUNCAP, o Programa Cientista-Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado visando identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida à população.

Saiba mais no site da SEMA.

Fonte: Prof. Marcelo Soares, cientista-chefe do Meio Ambiente e docente do LABOMAR da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.