SECULT UFC seleciona projetos para o Programa de Promoção da Cultura Artística em 2022

A Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC) recebe inscrições, até 16 de janeiro de 2022, de projetos artístico-culturais voltados ao Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) no ano de 2022.

Conforme o Edital nº 02/2021, poderão submeter projetos culturais servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi da UFC. As propostas devem ter como enfoque o desenvolvimento de ações em segmentos da área cultural ou linguagens artísticas destinadas à comunidade acadêmica e ao público externo.

Imagem: Criado em 2019, no âmbito do Curso de Licenciatura em Música da UFC, em Fortaleza, o Quinteto de Metais da UFC também foi contemplado pelo PPCA 2021 (Foto: Divulgação)

Os projetos podem ser inscritos em um dos seguintes eixos: Projetos para Renovação ou Projetos Novos. Serão concedidas 100 bolsas para que estudantes da graduação atuem em ações culturais a serem realizadas no período de março a novembro de 2022. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A SECULT UFC disponibilizou um manual para facilitar o entendimento por parte dos proponentes nessa etapa do processo seletivo.

O PPCA visa oferecer aos proponentes e estudantes condições para a produção e fruição de bens artístico-culturais, contribuindo para a formação universitária e humana e para a diversidade cultural. As bolsas concedidas através do PPCA são destinadas ao apoio de projetos de cultura e arte protagonizados por estudantes da graduação, desenvolvidos sob a coordenação de servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.

CRONOGRAMA SIMPLIFICADO – A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 10 de fevereiro de 2022. Após esta data, os proponentes terão até o dia 23 de fevereiro para realizar a seleção dos bolsistas, que deverão ser cadastrados até 26 de fevereiro. As atividades da bolsa terão início no dia 3 de março de 2022.

Os coordenadores de projetos que vão se inscrever no eixo de Projetos para Renovação devem preencher e enviar o Relatório Final de Atividades, com informações referente às atividades realizadas no ano de 2021, até o dia 10 de janeiro de 2022.

Imagem: O projeto "Fotografia Tátil como ferramenta de inclusão social de pessoas com deficiência visual" foi um dos contemplados pelo PPCA 2021 (Foto: Viktor Braga/UFC)

NOVIDADES – Segundo a SECULT UFC, foi implementada uma série de mudanças no edital com o objetivo de melhorar a dinâmica administrativa relacionada aos projetos, a exemplo do recebimento de documentos para cadastramento e do envio de frequências e relatórios mensais, que serão feitos através de formulários eletrônicos do Google Forms, de forma mais célere.

As mudanças foram inseridas no edital após a realização de uma pesquisa de opinião entre os coordenadores e bolsistas cadastrados no PPCA 2021. Após a análise das respostas, a equipe da Secretaria voltou-se para a otimização dos processos, no esforço de desburocratizar as demandas administrativas do programa.

Entre as mudanças está também o cadastramento dos projetos no SIGAA Extensão, sistema utilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX), que possibilitará a formalização das ações dos projetos do PPCA relacionadas à curricularização de ações extensionistas na UFC. A Secretaria informa que o cadastro será feito apenas para os projetos selecionados ao PPCA 2022 e visa identificar e, posteriormente, contemplar a equipe do projeto com uma declaração da PREX.

Outro ponto que foi atualizado no edital é com relação à comissão de seleção das propostas, que será constituída por membros nomeados pela Comissão de Cultura e Arte (CCARTE), instituída pela Portaria nº 192, de 29 de julho de 2021.

Esclarecimentos e mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no site da SECULT UFC.