Estudantes e professores da UFC integram júri do prêmio literário Choix Goncourt Brésil

Estudantes e professores da Casa de Cultura Francesa (CCF) e do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará foram convidados para atuar como jurados na terceira edição do prêmio literário Choix Goncourt Brésil. Uma realização da Embaixada da França no Brasil, a iniciativa tem como objetivo revelar novos escritores francófonos aos leitores e editoras brasileiras.

Além da UFC, outras 10 universidades brasileiras integraram o júri: Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Imagem: Fachada da Casa de Cultura FrancesaNo total foram 150 estudantes e 15 professores de todo o Brasil com a incumbência de ler e avaliar os quatros títulos concorrentes deste ano, que foram Les impatientes, de Djaïli Amadou Amal; Thésée, sa vie nouvelle, de Camille de Toledo; L'historiographe du royaume, de Maël Renouard; e L'anomalie, de Hervé Le Tellier, esse último o premiado de 2021. Em cada universidade parceira, alunos voluntários, orientados por um ou mais docentes de referência, formaram grupos de leitura. Cada grupo nomeou um delegado que faz parte do júri deliberativo para representar sua universidade. A representatividade e diversidade dos membros do júri foi um ponto de atenção da Embaixada da França no Brasil.

"A CCF e o departamento de Letras Estrangeiras representam a UFC desde 2020. Em 2021, tivemos 5 professores na equipe: Robson de Oliveira, coordenador; Ticiana Telles, Gleyda Cordeiro, Karol Garcia e Adriana Colares, além 27 alunos, mas 12 terminaram. Entre os alunos, temos graduandos em Letras-Francês e alunos de extensão. É uma atividade prazeirosa, mas árdua também, porque não é fácil ler obras em língua estrangeira. Além disso, temos encontros quinzenais para partilharmos nossas dúvidas, análises, reflexões", comenta o Prof. Robson Oliveira, coordenador da CCF.

Destaca ainda o docente o impacto na formação acadêmica dos estudantes resultante da participação no júri. "A participação nesse projeto tem dois impactos: o primeiro é para a universidade que se posiciona nacional e internacionalmente, ao fazer parte de um projeto de peso nacional e internacional. Ter o nome da UFC no site da Academia Goncourt na França é importante para a universidade. Em segundo lugar, para os alunos, a relevância é grandiosa. Do ponto de vista da formação, por aprofundarem seus conhecimentos, por partilharem reflexões, por participarem de um grupo diversificado, mas há também para a autoestima, por terem voz na escolha de uma obra que ganhará um prêmio tão destacado. Vale lembrar que a obra escolhida ganha tradução no Brasil e muita visibilidade", afirma o coordenador.

Mais informações podem ser obtidas na página do prêmio Choix Goncourt