Plataforma digital do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação reúne informações e serviços

O Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Universidade Federal do Ceará agora possui uma plataforma digital na Internet. O portal foi lançado nesta terça-feira (14), em cerimônia on-line, pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Campus de Quixadá e o Gabinete do Reitor.

O Condomínio tem a missão de unir, articular, convergir, fomentar e conectar pesquisadores, comunidade acadêmica, organizações privadas e públicas, disseminando a cultura do empreendedorismo e da inovação em âmbito local, nacional e internacional. Por meio da plataforma lançada, os usuários podem ter acesso a uma série de informações e serviços referentes ao ecossistema de empreendedorismo e inovação na UFC.

Imagem: Site do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

“Essa plataforma vai permitir que o diálogo da nossa Universidade com a sociedade e com os setores produtivos se dê de maneira consistente”, disse o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, acrescentando que o novo portal também contribui para dar mais efetividade às diversas ações desenvolvidas pelo CEI.

PROTAGONISMO ‒ O reitor salientou o fato de que atualmente a UFC passou a produzir suas próprias plataformas digitais, em vez de adquirir ferramentas de outras instituições, o que gerava custos para a Universidade. “É uma mudança de postura. Ao invés de sermos consumidores, somos fornecedores. [...] A UFC passou a ser protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias”, pontuou Albuquerque. Como exemplo, ele citou a recém-lançada plataforma de diplomas digitais e informou que vários dirigentes de outras instituições de ensino superior já entraram em contato interessados em obter a ferramenta.

CONEXÃO COM A SOCIEDADE ‒ O pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, disse que o novo portal é “uma maneira de ampliar, expandir e potencializar as conexões que o Centro de Empreendedorismo e Inovação pretende fazer com a sociedade”. A diretora do Campus de Quixadá, Profª Andréia Libório, ressaltou a satisfação da unidade em “contribuir com um projeto tão importante para a UFC e para a sociedade”.

TRABALHO EM EQUIPE ‒ O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, ressaltou que a ideia é que a plataforma seja um canal capaz de estreitar os laços da UFC com a sociedade e também com sua comunidade interna. O gestor destacou ainda o “nível de alinhamento inédito” na Universidade, com vários setores somando esforços para executar esse e outros projetos. Tal avaliação foi reforçada pelo reitor Cândido Albuquerque, que salientou “uma Universidade unida, que trabalha como um organismo, em que cada um faz sua parte e todos fazem o todo”.

O lançamento contou ainda com a apresentação da assessora de Inovação Institucional da PROINTER, Patrícia Araújo, que fez um “tour” pela plataforma, destacando os principais conteúdos e funcionalidades da nova ferramenta. O coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, convidou a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para utilizarem o portal do CEI, contribuindo cada vez mais com a cultura de empreendedorismo e inovação na Universidade.

SOBRE O PORTAL ‒ O site pode ser acessado a partir de dois endereços: condominio.ufc.br e cei.ufc.br. Lá são encontrados conteúdos de serviço sobre as estruturas compartilhadas do edifício, eventos, capacitações e mentorias em negócios; dos programas de empreendedorismo da UFC, que incluem as empresas juniores, incubação de empresas e projetos de extensão; vitrines de startups, spin-offs, tecnologias e laboratórios; além de notícias, editais e informações institucionais do Condomínio.

Fonte: Patrícia Araújo, assessora de Inovação Institucional da PROINTER ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.