Nova entrega de celulares e tablets doados pela Receita Federal beneficia 90 estudantes

A manhã desta quarta-feira (15) ficou marcada na Universidade Federal do Ceará como um momento para concretizar mais uma ação de inclusão digital promovida pela Instituição, por meio de nova entrega de aparelhos eletrônicos (celulares e tablets) para estudantes de diferentes cursos de graduação.

Desta vez, 90 estudantes foram beneficiados pelo Edital nº 08/2021 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que realiza a ação, resultado de articulação entre a administração superior da UFC com a Receita Federal.

Imagem: O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, entrega tablet à estudante Melissa Paiva (Foto: Viktor Braga/UFC)

A entrega, que ocorre pela segunda vez como fruto dessa parceria, segue até sexta-feira (17), com a divisão dos alunos por listas. Entre os aparelhos distribuídos, 65 são tablets e os outros 25 são celulares.

O objetivo da medida é auxiliar estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica a concluirem o semestre de 2021.2 e a continuarem em seus cursos durante o período da pandemia, quando as atividades acadêmicas têm sido realizadas de forma remota, exigindo o uso de equipamentos com acesso à Internet para acompanhamento das aulas e outros recursos.

A nova entrega dos aparelhos se soma a outras ações de inclusão digital realizadas pela UFC desde o início da pandemia e das atividades remotas. Iniciativas já realizadas foram, por exemplo, a distribuição de milhares de chips de Internet móvel para os alunos, aquisição de mais de 400 computadores para diferentes unidades acadêmicas, concessão de auxílio aos alunos para compra de computador e tablet, e ampliação da cobertura de wi-fi institucional.

Seguindo os cuidados necessários e o Protocolo Institucional de Biossegurança, a entrega foi realizada no salão nobre da Reitoria. Os alunos precisaram comparecer usando máscara e portando caneta própria, sendo recebidos pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Imagem: Estudantes da UFC assinam documento para receber equipamentos no salão nobre da Reitoria (Foto: Vikor Braga/UFC)

Em sua fala durante a solenidade, o reitor relembrou as iniciativas realizadas pela UFC para adaptar-se à realidade trazida pela pandemia, uma vez constatada a importância de dar continuidade às atividades acadêmicas. "Só podíamos fazer por meio da inclusão digital", pontuou.

"Tivemos que migrar do mundo físico para o mundo virtual. Em dois meses, nós fizemos tutoriais, cursos e oficinas preparando a comunidade para viver nesse mundo. A UFC foi a universidade que fez a maior ação de inclusão", relembrou o reitor.

Primeira estudante a receber seu equipamento no dia, Melissa Paiva, do 2º semestre do Curso de Ciências Ambientais, ficou satisfeita com a chegada de seu novo tablet por acreditar que agora terá mais facilidade de acompanhar as atividades da graduação, principalmente as aulas.

"Nessa situação de pandemia em que a gente está hoje, todas as plataformas são digitais, para assistir às aulas. O tablet vai me ajudar no ensino virtual e quando o presencial voltar também. Vai ser uma ajuda auxiliar", apontou ainda a graduanda.

A coordenadora de Assistência Estudantil da PRAE, Márcia Regina Arão, destacou, durante a solenidade, a importância das ações de inclusão para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e manifestou vontade de reencontrar os estudantes ao fim do curso, durante a formatura, reforçando o papel de evitar a evasão escolar que a distribuição dos equipamentos eletrônicos pode ter.

"A maioria dos estudantes que foram atendidos com a inclusão digital continuam na Universidade, e isso é muito importante, porque não ter acesso a um equipamento, à Internet, era condição para deixá-los de fora", ressalta a coordenadora.