Administração recebe cônsul dos Estados Unidos na Reitoria para discutir parcerias e intercâmbios

A tarde desta quarta-feira (15) foi dedicada à nova agenda de internacionalização da Universidade Federal do Ceará. A administração superior recebeu, no Gabinete do Reitor, o cônsul de Cultura, Educação e Imprensa dos Estados Unidos, Jeffrey Lodermeier. A reunião foi concentrada na ampliação das colaborações extensionistas e de pesquisa existentes entre UFC e universidades americanas, além de oportunidades de intercâmbio linguístico e cultural.

Imagem: Posam no gabinete do reitor, da esquerda para a direita: Talita Vasconcelos (PROINTER); Profª Diana Fortier (Centro de Humanidades); Fernando Henrique Carvalho (chefe do Gabinete do Reitor); pró-reitor Augusto Albuquerque (PROINTER); Profª Geanne Matos (PRPPG); Rodrigo Rego (PROINTER); Prof. Glauco Lobo (vice-reitor); cônsul Jeffrey Lodermeier e Prof. Cândido Albuquerque (reitor). (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Jeffrey Lodermeier é oficial de diplomacia pública do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Recife, onde atua como cônsul das três áreas mencionadas. Serviu anteriormente nas embaixadas e consulados americanos de Brasília, Bagdá (Iraque), Luanda (Angola), Luxemburgo (capital do país homônimo), Maputo (Moçambique) e Monterrey (México).

Da UFC, estiveram presentes ao encontro o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Profª Geanne Matos; o coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Rodrigo Rego; a coordenadora de Mobilidade Acadêmica da PROINTER, Talita Vasconcelos; e a docente do Departamento de Estudos de Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELIUT) e coordenadora do Projeto Letrare PRPPG/PROINTER, Profª Diana Fortier.

O cônsul fez questão de falar a reunião inteira em português, idioma com o qual teve experiência no continente africano. Jeffrey Lodermeier disse que o Brasil e a Região Nordeste têm laços históricos com os Estados Unidos, e que o Consulado no Recife (cuja jurisdição inclui Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) manifestou total interesse em estreitar as relações com as universidades nordestinas. Dentre as que estão em destaque no radar da autoridade diplomática, encontra-se a UFC. "Nossa cônsul-geral, Jessica Simon, está planejando uma visita a Fortaleza em janeiro", antecipou Lodermeier, que também irá à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) nesta sexta-feira (17), para se reunir com o reitor Roque Albuquerque.

Confira também como foi o encontro na matéria da UFCTV:

PANORÂMICA – Em seguida às conversas iniciais, o Prof. Augusto Albuquerque fez uma breve apresentação sobre a UFC, tratando de temas como: campi instalados em Fortaleza e no Interior; posicionamento da Universidade em rankings nacionais e internacionais; atividades de ensino, pesquisa e extensão; dados de internacionalização e iniciativas inovadoras recentes. Ele trouxe a informação de que a UFC já tem relação estabelecida, seja por via institucional ou através de seus pesquisadores, com cerca de 70 universidades americanas.

"Nossa relação com os Estados Unidos é historicamente forte, com parceiros de peso como as universidades do Arizona, Internacional da Flórida e Harvard. Inclusive nos anos 1970, quando fiz meu bacharelado em Direito, a do Arizona era a que tínhamos mais colaboração e contribuiu muito para a internacionalização do nosso Centro de Ciências Agrárias. Isso precisa ser retomado", disse o reitor, referindo-se ao convênio que durou mais de 30 anos com a instituição sediada no estado no sudoeste dos EUA.

O cônsul Jeffrey Lodermeier salientou que ultrapassa 4.000 o número de universidades americanas, entre privadas, estaduais e filantrópicas. "Só se fala em Harvard, MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts], mas existem muitas outras excelentes no Interior que anseiam por colaboração. Precisamos de mais diversidade de ideias e de conversas para estender essas parcerias. O Consulado está aqui para ajudar", disse, citando ainda o programa de bolsas de estudo Fullbright, patrocinado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, por governos de outros países e pelo setor privado. Segundo ele, a UFC ainda está pouco presente no programa.

Imagem: Cônsul Jeffrey Lodermeier, de máscara, fala durante reunião no Gabinete do Reitor. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

De acordo com o Prof. Augusto Albuquerque, a desvalorização do real frente ao dólar e a cobrança de taxas pelas universidades americanas têm dificultado a viabilização de candidaturas de estudantes e pesquisadores brasileiros da UFC a estudos no território estadunidense. "Seria bom se pudéssemos contar com o apoio do Consulado ou de algum outro organismo para custear algumas bolsas ou isentar nossos candidatos das taxas acadêmicas. Seria um grande estímulo à mobilidade", sugeriu o pró-reitor.

O reitor encerrou a agenda fazendo convite oficial ao Cônsul para uma das próximas atividades de internacionalização da UFC, o Curso Colaborativo Brasil-Harvard de Saúde Pública, que será ministrado em janeiro de 2022 na UFC pela Profª Márcia Castro, docente da Escola de Saúde Pública T. H. Chan da Universidade de Harvard. A programação do evento, a ser anunciada nos próximos dias, envolverá estudantes e pesquisadores da área de saúde dos dois países. O dirigente máximo também presenteou o diplomata com uma pasta feita pelo artesão cearense Espedito Seleiro.