Agência UFC: Açudes no Ceará perdem 2,4 bilhões de litros de água por dia, estima pesquisa

Um trabalho do Grupo de Pesquisa Hidrossedimentológica do Semiárido (Hidrosed), da Universidade Federal do Ceará, destrinchou os impactos da evaporação nos açudes no Ceará a partir de imagens coletadas por satélite desde 1985. O trabalho estimou as perdas desses reservatórios para a atmosfera em cerca de 2,4 bilhões de litros por dia, o que é suficiente para garantir o abastecimento a 12 milhões de habitantes.

Imagem: Imagem de pesquisadora de costa, observando a tele de um computador, onde se vê a imagem de aérea um açude, com bastante vegetação (Foto: David Motta/UFC Informa)

O estudo analisou a situação de oito açudes cearenses em diferentes regiões do estado e traçou a estimativa de perdas por evaporação de cada um deles. A partir daí, fez uma extrapolação estatística para chegar ao resultado estadual.

O artigo conseguiu identificar que as perdas nas bordas de açudes com vegetação preservada são até 30% menores do que em áreas degradadas. Também descobriu que, de modo geral, a evaporação é mais intensa nas margens e áreas próximas às barragens; e mais suave nas áreas mais profundas do açude (geralmente, o centro), o que pode ajudar na consolidação de políticas que procurem reduzir os impactos da evaporação.

O artigo "Evaporation in brazilian dryland reservoirs: spatial variability and impact of riparian vegetation" ("Evaporação em reservatórios em regiões secas no Brasil: variabilidade espacial e impacto da vegetação ripária") foi publicado recentemente na revista científica Science of Total Environment. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A reportagem completa pode ser lida na Agência UFCAgência UFC, plataforma de divulgação científica da Universidade.