Docente do Departamento de Matemática recebe menção honrosa em prêmio nacional da área

O Prof. Yuri Gomes Lima, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, recebeu menção honrosa no Prêmio SBM 2021, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira (15), por meio de transmissão ao vivo no canal da Sociedade no YouTube. Bianualmente, o Prêmio SBM reconhece os melhores trabalhos de pesquisa de jovens pesquisadores no campo da Matemática residentes no Brasil.

Imagem: O Prof. Yuri Lima é docente do Departamento de Matemática da UFC desde 2017 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O artigo "Symbolic dynamics for three-dimensional flows with positive topological entropy" ("Dinâmica simbólica para fluxos tridimensionais com entropia topológica positiva", na tradução para o português), produzido pelo Prof. Yuri Lima em colaboração com o matemático israelense Omri Sarig, do Instituto Weizmann de Ciência, foi publicado no volume 21, número 1 do renomado Journal of the European Mathematical Society, periódico científico internacional da Sociedade Europeia de Matemática. O artigo está disponível gratuitamente para leitura on-line.

O trabalho aborda problemas de matemática pura envolvendo sistemas dinâmicos que, por meio de fluxos tridimensionais, são modelos para fenômenos físicos e químicos encontrados na natureza. No artigo, foram utilizadas propriedades estatísticas para descrição de fluxos determinísticos, representando-os por modelos puramente probabilísticos.

A área de sistemas dinâmicos na Matemática, explica o Prof. Yuri, possui interações significativas com Astronomia, Física, Biologia, Climatologia, Sociologia e outros campos do conhecimento.

A respeito do Prêmio SBM, ele se diz bastante orgulhoso com o anúncio da comenda. "É um marco muito importante para minha carreira, porque o prêmio é voltado para o máximo da qualidade de publicações de jovens matemáticos trabalhando no Brasil. Receber essa menção honrosa demonstra um grande reconhecimento, por parte de toda a comunidade, de que as minhas contribuições em pesquisa estão indo na direção correta", comemora.

Imagem: A SBM reconhece a qualidade de publicações de jovens matemáticos (Imagem: divulgação)

Na avaliação da SCImago, o Journal of the European Mathematical Society é o 7º maior periódico acadêmico do mundo em número de citações e de influência na área da Matemática. Além do êxito individual, o docente destaca o retorno que a publicação e o prêmio trazem para o seu departamento e para a Universidade nos âmbitos da proeminência e da internacionalização.

"O apoio que a UFC vem dando para a minha pesquisa tem sido fundamental para a obtenção desse prêmio. O Departamento de Matemática tem tido muito cuidado e carinho com os docentes recém-contratados, proporcionando as melhores condições de trabalho para que desenvolvam e solidifiquem as suas pesquisas, inserindo-as nos mais altos patamares da pesquisa internacional", conclui o Prof. Yuri Lima.

Fontes: Prof. Yuri Gomes Lima, do Departamento de Matemática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Ernani de Sousa Ribeiro Júnior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.