Professor da Engenharia Química da UFC publica livro-texto em catálogo de editora internacional

O Prof. Samuel Jorge Marques Cartaxo, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, publicou um novo livro, que foi incluído no catálogo da prestigiada editora alemã De Gruyter, referência internacional em livros técnicos e periódicos científicos. Criada em 1749, a editora está sediada em Berlim (Alemanha), e tem escritórios instalados em diversas cidades pelo mundo, como Basileia (Suíça), Boston (EUA), Munique (Alemanha), Pequim (China), Varsóvia (Polônia) e Viena (Áustria). As versões impressa e eletrônica do livro serão disponibilizadas no primeiro semestre de 2022 e poderão ser adquiridas através do site da editora, na Amazon e em outros canais de distribuição.

Imagem: Foto do Prof. Samuel Cartaxo usando uma blusa preta em um fundo branco

A obra Tubular heat exchangers for chemical engineers (Trocadores de calor tubulares para engenheiros químicos, na tradução para o português) é um livro-texto ilustrado, escrito em língua inglesa e com 394 páginas, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais da Engenharia que atuam em indústrias. Há mais de dez anos, o docente leciona a disciplina Operações Unitárias II, do Curso de Engenharia Química da UFC, com foco em transferências de calor realizadas em processos industriais.

É o segundo trabalho didático da lavra de Samuel Cartaxo, após ter lançado, em 2015, pela editora CreateSpace, o livro Hairpin heat exchangers explained: fundamentals of double-pipe, multi-tube, and finned tube heat exchangers (Trocadores de calor grampo explicados: fundamentos de trocadores de calor de tubo duplo, multi-tubo e de tubos aletados, na tradução para o português).

Para produzir a obra, o Prof. Samuel pesquisou e reuniu material durante quatro anos, e os últimos dois têm sido dedicados à editoração final do livro pela De Gruyter. O contato inicial com a editora ocorreu durante um congresso acadêmico em Barcelona (Espanha), de forma totalmente inesperada, conta o professor. O novo livro reúne tabelas de referência, métodos de projeto para trocadores de calor, bem como equações inéditas criadas pelo autor, exercícios práticos e problemas resolvidos, visando à efetiva fixação dos assuntos pelos estudantes.

"Uma obra completa com o conteúdo que o professor ensina realmente é um desafio considerável, e é um sonho desde que ingressei na Universidade. É um livro no qual você discorre sobre a teoria envolvida e evolui aquele conhecimento até a aplicação prática, através de problemas resolvidos passo a passo ou problemas propostos com suas respostas, coisa um tanto rara em livros-textos da área. Para se ter uma ideia, apenas o manual de soluções excedeu as mil páginas", pontua.

Imagem: Capa do novo livro do professor Samuel Cartaxo, com o título "Tubular heat exchagers for chemical engineers"

Segundo o docente, a aplicação dos trocadores de calor ocorre na cadeia produtiva de, praticamente, todos os setores industriais, como nas indústrias química, petroquímica, química fina, farmacêutica, biotecnológica e alimentícia. Ele exemplifica o uso dessas máquinas, em operações de aquecimento e resfriamento, em reações químicas e na separação de misturas, necessárias à produção de combustíveis, solventes para tintas, medicamentos, e na esterilização de bebidas, como o leite e os sucos de fruta.

Na avaliação de Cartaxo, a veiculação da obra por um publisher de alcance global, como a De Gruyter, trará um resultado positivo tanto para o Departamento de Engenharia Química como para a UFC em termos de visibilidade e internacionalização. "Trata-se de um livro-texto didático, que vai ser distribuído por uma das maiores editoras do mundo, tendo convênios com inúmeras universidades e institutos de pesquisa. Ao ser disponibilizado no catálogo, esse livro estará acessível para todas essas instituições. É um impacto grande em termos de capilaridade de distribuição do conteúdo da obra", conclui o Prof. Samuel Cartaxo.

Fonte: Prof. Samuel Cartaxo, do Departamento de Engenharia Química da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.