Equipe dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo vence desafio internacional da UNESCO

Equipe formada por alunos e professores dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará foi a vencedora do International Street Design Challenge, desafio internacional promovido pela Rede de Cidades do Design, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O desafio tem o objetivo de propor a grupos universitários o desenvolvimento de soluções de baixo custo e autossuficientes para determinadas ruas de uma das cidades envolvidas no projeto, promovendo o intercâmbio entre estudantes das áreas de design, arquitetura e urbanismo ao redor do mundo.

Imagem: croqui do projeto de design

Realizado no dia 6 de novembro, o desafio visou à conscientização sobre as discussões realizadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), como os efeitos das mudanças climáticas no ambiente urbano, e os prejuízos que o problema pode trazer à qualidade de vida, bem como quais ações podem ser tomadas para melhorar as condições de habitação das cidades.

A tarefa a ser realizada pelas equipes consistia em desenvolver, em um prazo de 48 horas, um projeto autossuficiente de baixo custo para recuperação de uma rua de uma das cidades do Design da UNESCO. O projeto criado pela equipe vencedora da UFC teve como foco uma rua da cidade de Kaunas, na Lituânia.

"Só soubemos da cidade para qual iríamos projetar na hora que o desafio iniciou", conta a Profª Mariana Lima, membra da equipe, explicando que o primeiro trabalho foi o de se aprofundar nos conhecimentos sobre a cidade. "Percebemos que a principal reivindicação das pessoas era que eles não queriam a passagem de veículos naquela rua. E faz todo o sentido, porque [a rua] margeava um rio, então tem todo um potencial paisagístico", diz.

"Nos apropriamos disso e dessas memórias, dessas pessoas, dessa cultura, do uso daquele espaço como um espaço de um parque. E propomos que a rua não fosse de veículo, mas de pedestres e ciclistas, e transformamos aquela rua em um parque", aponta.

A equipe usou conceitos de memória e inovação para desenvolver um projeto que buscasse o engajamento das pessoas com os espaços públicos, com o objetivo de tornar a rua um lugar inspirador. O resultado foi anunciado no dia 30 de novembro, em apresentação on-line, pelo presidente do Conselho Internacional de Design, David Grossman.

O grupo vencedor é composto pelos professores Mariana Lima e Eugênio Moreira, do Laboratório de Experiências Digitais (Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design); pelos alunos João Pedro Crispim, Luciana Sales e Railson Silva (Curso de Design); e pelos alunos Bárbara Bessa, Edinardo Estanislau e Vanessa Santos (Curso de Arquitetura e Urbanismo).

"Ter vencido esse desafio foi muito rico para nós, enquanto professores e estudantes, porque não criamos algo do zero, criamos algo a partir dos nossos repertórios e conhecimentos. Ter vencido mostra que estamos seguindo um caminho correto, estamos alinhados com o que é importante", diz a Profª Mariana.

Fonte: Profª Mariana Monteiro Xavier de Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.