Memórias e lutas do Poço da Draga são tema de exposição em parceria com a UFC

Tem início nesta quarta-feira (22) a exposição Poço 115: rastros na cidade, que levará ao Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma coleção de fotografias de moradores da comunidade do Poço da Draga, situada na Praia de Iracema, trazendo memórias dos 115 anos do lugar e versando sobre a relação da cidade com a praia, o futebol amador, a infância e a velhice e sobre as lutas das populações litorâneas pela permanência em seu território.

Imagem: A exposição ficará em cartaz de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022 no MAC Dragão (Foto: divulgação)

A exposição é fruto de parceria do Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, ambos da Universidade Federal do Ceará, com o MAC e a ONG Velaumar, com apoio do IFoto. Além do MAC, a exposição também ficará em cartaz na sede da ONG Velaumar, de dezembro deste ano a fevereiro de 2022.

A curadoria é de Felipe Camilo e Álvaro Graça Jr., este colaborador terceirizado da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). A idealização do projeto é da Profª Cristina Maria Silva, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, e conta com obras de Ivoneide Gois, Samuel Tomé, David Felício e Jorge Silvestre.

"Em uma das salas, o público encontrará um dos maiores acervos do Poço da Draga, da moradora Ivoneide, com fotografias que reconstituem a memória e as narrativas do Poço, suas lutas e resistências. Também reúne imagens do livro de sua autoria, Territórios da memória, organizado por nós, do Rastros Urbanos, que traz uma coleção de santinhos dos moradores já falecidos do Poço. Na mesma sala, uma das paredes homenageia as mulheres do Poço, que se encontram mensalmente no Sarau das Mulheres para cantar e declamar poesias. Teremos fotografias e projeção de áudio desses momentos", descreve a Profª Cristina.

Imagem: Poço 115 faz alusão ao tempo de existência da comunidade, situada na Praia de Iracema (Imagem: divulgação)

O trabalho é resultado de dois projetos: Fotobiografias: uma Fortaleza Que Se Encontra em Acervos Fotográficos Pessoais, projeto de extensão da UFC realizado desde 2016, e Fotobiografias de Senhoras do Poço da Draga: Mulheres Fiandeiras de Territórios e Vivências, desenvolvido com apoio da Secretaria de Cultura da UFC.

PROGRAMAÇÃO – No dia da abertura da exposição (22), às 16h30min, os curadores e artistas estarão presentes no MAC para receber o público. Às 17h, o geógrafo Sérgio Rocha, que é morador do Poço da Draga, conduzirá o "Expresso da Draga", uma visita guiada que levará o público a pontos históricos da comunidade, passando pelo polo expositivo da ONG Velaumar. Em seguida, às 18h, será exibido o documentário Resenha do brasileirinho, de Álvaro Graça Jr. e Felipe Camilo, no Poço da Draga, nas proximidades do Pavilhão Atlântico.

Programação 22/12:
Abertura da exposição: 9h30min, no MAC
Conversa com curadores: 16h30min, no MAC
“Expresso da Draga” (visita guiada): 17h, com saída do MAC em direção ao Poço
Abertura da exposição no Poço da Draga: 17h30min, na ONG Velaumar
Exibição do documentário Resenha do brasileirinho: 18h, na calçada das latas d'água, no Poço da Draga, nas proximidades do Pavilhão Atlântico

Visitação:
A exposição fica em cartaz de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, em dois locais:
No MAC: de quarta-feira a domingo, das 9h30min às 12h30min e das 14h30min às 17h30min
No Poço da Draga (ONG Velaumar): de quarta-feira a sábado, das 9h30min às 12h30min e das 14h30min às 17h30min

Fonte: Profª Cristina Maria Silva, do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC e do projeto Rastros Urbanos, idealizadora da exposição – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.