Agência UFC: Pesquisadoras criam bebida funcional feita com água de coco e chá de hibisco; invenção foi reconhecida com patente

Imagine uma bebida prática, refrescante, saborosa, visualmente atrativa e que, além disso, contém substâncias que proporcionam uma série de benefícios à saúde. Essas são algumas características de um invento desenvolvido no Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. As pesquisadoras uniram a água de coco e o chá de hibisco ‒ ambos reconhecidos por suas propriedades nutritivas e antioxidantes ‒ para criar uma nova bebida funcional. Este é o tema da reportagem desta semana da Agência UFC.

A invenção é intitulada "Bebida funcional de água de coco e chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.)" e resultou na 21ª carta patente para a UFC, concedida no último dia 30 de novembro pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Imagem: Xícara contendo chá de hibisco; ao lado há uma colher e uma flor de hibisco (Foto: Natalia Osipova/Pixabay)

Assinam a criação a Profª Lucicléia Barros Vasconcelos Torres, da UFC, e as pesquisadoras Jorgiane da Silva Severino Lima e Mazé Carvalho de Castro, ambas egressas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFC. O mesmo trio foi responsável por outra patente, referente a um revestimento que aumenta a vida útil de alimentos. Um artigo sobre a bebida criada foi publicado pela equipe no periódico International Journal of Gastronomy and Food Science.

BENEFÍCIOS ‒ Os resultados apontam que a bebida oferece cerca de 53% das necessidades diárias (100 miligramas) de vitamina C. Segundo os pesquisadores, outros estudos têm demonstrado que os compostos fenólicos, entre eles os flavonoides, extraídos do vinho tinto, do suco de uva e dos chás, podem agir na prevenção de algumas doenças, como, por exemplo, a aterosclerose. Por isso, eles preveem que a bebida mista de chá de hibisco e água de coco também pode apresentar esse potencial, já que possui expressiva quantidade de polifenóis.

Imagem: Copo contendo água de coco; ao lado há dois cocos, sendo um fechado e outro aberto (Foto: Shutterstock)

"A bebida desenvolvida pode fornecer ao consumidor a possibilidade da ingestão de uma boa quantidade de antioxidantes e consequentemente de compostos bioativos. Sabe-se que os compostos fenólicos apresentam boa atividade antioxidante, sendo capazes de sequestrar os radicais livres para formar compostos mais estáveis", pontua Lucicléia. Por enquanto, ainda não há previsão de produção comercial da bebida.

A íntegra da reportagem está disponível no site da Agência UFC, plataforma de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Lucicléia Barros, do Departamento de Engenharia de Alimentos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.