UFC Informa participa de encontro com vice-prefeito de Fortaleza para discutir design e economia criativa

A Universidade Federal do Ceará, representada por equipe da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), participou de encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (23), com o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista. O convite, feito a diferentes designers da cidade, marcou oportunidade para dialogar sobre possibilidades de fortalecer essa área na Capital.

Foram convidados os profissionais vencedores do Brasil Design Award, sendo um deles o servidor técnico-administrativo da UFC Informa Samuel Furtado, recentemente premiado com a medalha de bronze na premiação, considerada a mais importante do design nacional.

Imagem: pessoas posam para foto em semicírculo

O trabalho vencedor de Samuel foi a marca "MAUC 60 anos", em alusão ao aniversário do Museu de Arte da UFC. Também esteve representando a Universidade a coordenadora da UFC Informa, Profª Cláudia Buhamra.

O encontro, realizado na sede da vice-prefeitura, foi um momento para que os designers expusessem suas ideias de como melhorar esse campo profissional e difundir a cultura do design e a economia criativa em Fortaleza.
A preocupação surgiu a partir da chancela da capital cearense, em 2019, como uma das cidades criativas elencadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), justamente na área de design. No Brasil, outras duas cidades escolhidas foram Brasília e Curitiba.

"Fiquei muito feliz e orgulhoso de representar a Universidade no encontro. É sempre bom dialogar sobre design com outros profissionais e ainda mais com representantes da nossa cidade", comentou o servidor Samuel Furtado. "Acredito muito no trabalho de educação sobre o que é o design e qual o seu valor. Ações de apoio na formação de novos profissionais e de conscientização do mercado são essenciais para o fortalecimento da classe. Momentos como o de hoje também ajudam a fomentar e valorizar o trabalho de design na cidade", opina.

Imagem: pessoas conversando em torno de uma mesa de centro, sentados em cadeiras e sofá

Para o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, o design é uma das bases para o desenvolvimento da economia criativa, que pode substituir o modelo industrial tradicional, sendo o "futuro da cidade de Fortaleza".

"O design pode apoiar o desenvolvimento de pequenas, médias e grandes empresas na cidade de Fortaleza e no Brasil. E essas pessoas [designers] vão contribuir para a prosperidade e para reduzir as desigualdades", afirmou o vice-prefeito. "Com o design, você está falando de capacitação, qualificação, formação profissional de pessoas que podem trabalhar de forma independente ou no processo industrial e artesanal. E a UFC tem um papel fundamental para apoiar todo o modelo de educação baseado no design, que é uma linguagem transversal, que pode dialogar com todas as áreas", aponta.

A partir desse primeiro encontro, ações futuras de fomento, apoio e divulgação dos profissionais criativos devem ser pensadas. Além de Samuel, estiveram presentes no encontro Alberto Gadanha, assessor técnico do Gabinete do Vice-Prefeito; os designers Leo Ferreiro, Lorena Araújo e Lorena Costa, além da empresária Carol Zilles.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.