Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar inscreve voluntários da área da saúde

O Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2022. São cinco vagas destinadas a estudantes do primeiro ao sexto semestre dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física e até o oitavo semestre dos Cursos de Farmácia e Odontologia da UFC para atuar como voluntários do projeto.

Imagem: logo do projeto PROSAF

A seleção terá duas etapas. A primeira será uma apresentação on-line, de 10 a 15 minutos, entre os dias 24 e 27 de janeiro, sobre um dos temas propostos, sugerindo uma ação de educação em saúde ou ação de extensão em saúde. A segunda etapa consistirá em uma entrevista com os membros do projeto, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

As inscrições, por meio de formulário on-line, vão até 22 de janeiro. Mais informações estão disponíveis no edital de seleção e no perfil do PROSAF no Instagram.

PROJETO – O PROSAF realiza ações de promoção à saúde e de prevenção das principais doenças da população que reside nas comunidades Neo e Garibalde, da Serrinha. As ações se baseiam em orientação, acompanhamento e incentivo. Em situações normais, o acompanhamento é feito regularmente, priorizando crianças e idosos, através de visitas semanais – os idosos são observados em relação a hipertensão e diabetes, e as crianças têm o crescimento e a alimentação acompanhados. São também realizadas atividades físicas com idosos, palestras sobre adoção de hábitos alimentares saudáveis e práticas de lazer.

O projeto foi criado em julho de 1997 por um grupo de estudantes de Medicina da UFC, após visita de campo a uma comunidade no bairro da Serrinha. Por conta da baixa cobertura de assistência primária, o projeto tinha como objetivos principais ouvir essa população carente em relação às condições de saúde e estimular a interação entre os estudantes e a população.

Fonte: Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.