Em carta aberta à comunidade acadêmica e à sociedade, reitor Cândido Albuquerque faz balanço sobre o ano de 2021

Orgulhosos do passado, esperançosos com o futuro

Foto da fachada da reitoria. É um prédio de cor rosa com detalhes brancos nas colunas e janelas. Ao fundo um céu azul cheio de pequenas nuvens. Ao redor da reitoria o verde das mangueiras. Fim da descrição.

Este 2021 será um ano sempre lembrado por todos nós. Tanto por suas dificuldades como pelas superações. No mesmo ciclo em que tivemos a tragédia da covid-19 com picos de mortes no nosso País, também vivenciamos na pele as benesses do papel fundamental da ciência, que soube responder à altura a esse desafio com o desenvolvimento de vacinas, de medicamentos, de novas tecnologias. Principalmente, fomos testemunhas do esforço humano em busca de soluções para uma crise sanitária com poucos precedentes na história. Infelizmente, a resposta não chegou em tempo hábil para muitos e aqui deixo a minha homenagem a todos que morreram em razão da doença, inclusive em nossa comunidade acadêmica. Solidarizo-me, em paralelo, com os que perderam pais, avós, filhos, familiares e amigos. Neste fim de ano, precisamos honrar a memória de cada uma dessas vítimas, mas com a certeza de que eles desejariam que continuássemos nossa jornada firmes e felizes, mirando o futuro com a certeza de que virão grandes realizações.

UFC está entre as instituições parceiras no projeto de construção de um hub de produção de Hidrogênio Verde no Ceará

Aqui na Universidade Federal do Ceará, o que prevaleceu ao longo de 2021 foi a união. Ela foi o grande elo a permitir, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, que nossa comunidade saísse maior e mais forte da pandemia. Tivemos crescimento em indicadores de pesquisa, de inovação e de governança. Alçamos a infraestrutura a novos patamares: várias obras, muitas delas antes paralisadas, foram entregues para a Universidade.

Investimentos em laboratórios

31 obras concluídas até agora, algumas delas paralisadas há anos

Obras de acessibilidade nos campi

Inauguração do Campus de Itapajé Jardins de Anita

A UFC nunca teve tantas patentes registradas em tão curto espaço de tempo. Entre 1954 e 2019, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu, em caráter definitivo, uma carta patente para a UFC. Nos últimos dois anos, foram 22! E, durante a pandemia, subimos 17 posições em inovação!

Isso se deve à recém-criada Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova/PRPPG), cuja atuação, a partir da reformulação implementada pela atual gestão, agilizou o registro de muitas patentes já depositadas.

A solidariedade foi uma marca decisiva em nossa Instituição nesse momento adverso. Foram distribuídas cestas básicas, tablets, smartphones, a fim de que toda a comunidade acadêmica tivesse condições de manter as atividades em formato remoto e depois híbrido, evitando assim uma exclusão social e educacional que seria de difícil reparação. Hoje, o sentimento de dever cumprido nos preenche ao constatarmos: conseguimos, juntos!

Ao longo da pandemia, foram concedidos 2.350 auxílios-inclusão digital e distribuídos milhares de chips para acesso à internet móvel, o que representou a maior ação de inclusão digital da UFC

704 cestas básicas arrecadadas e distribuídas para a comunidade acadêmica

Agora, nosso olhar se volta para 2022 na esperança de que, com o avanço da vacinação em todo o mundo, a pandemia seja definitivamente controlada e possamos nos reencontrar em salas de aula, corredores, espaços de convivência e celebrações de conquistas coletivas. Que tenhamos a oportunidade de matar as saudades. Por mais que a tecnologia avance, nada substitui esse contato humano. Nessa troca diária é que mantemos viva a chama de nosso brasão sexagenário, nos fortalecemos mutuamente e avançamos cada vez mais. Como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade, “não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”.

22 patentes concedidas em 2020 e 2021

Lançamento de plataforma para emissão de diplomas em formato digital

Nossos votos são de que a UFC continue se destacando como uma Universidade pujante, dinâmica, à frente de seu tempo, mantendo-se no lugar de patrimônio maior e casa de tantos cearenses e brasileiros. Foram dois anos de um trabalho coletivo intenso e disciplinado. Parabéns a todos que fazem a nossa Universidade, com especial agradecimento à Administração Superior e aos nossos pesquisadores.

Desejo a todos um ótimo Ano Novo, com muita saúde, paz e alegria. O melhor nos espera.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Reitor