Agência UFC: Pesquisadores criam dispositivo que melhora condição de transporte de frangos; invento gerou patente

Um dos pontos críticos enfrentados na produção de frangos de corte está no transporte dos animais da fazenda até o abatedouro, feito normalmente com uso de caixas, o que pode gerar índices consideráveis de perda e morte dos animais, por estarem submetidos a condições de alta temperatura, pouca circulação de ar e umidade concentrada.

O problema é foco da nova patente da Universidade Federal do Ceará, baseada no desenvolvimento de dispositivos que permitem um sistema voltado a melhorar a circulação do ar no interior da carga, diminuindo os riscos de perdas e morte. O projeto foi desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Imagem: Três frangos enfileirados

A ideia do invento é usar dispositivos simples que aumentam o espaço entre as caixas comercialmente usadas no transporte das aves, já que normalmente elas ficam empilhadas diretamente umas sobre as outras na formação da carga, causando condições de estresse que podem resultar na morte dos frangos. Esses dispositivos, chamados de espaçadores, são acoplados entre as caixas, criando corredores de ar entre elas.

Os detalhes sobre o funcionamento da 23ª patente da Universidade estão disponíveis na matéria completa no site da Agência UFC.

Fonte: Prof. José Antonio Delfino, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.