Museu de Arte da UFC exibe exposição "Corpo, território, continente" a partir desta terça-feira (1º)

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará exibe, a partir desta terça-feira (1º), a exposição Corpo, território, continente, que reúne criações de artistas da comunidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). As obras articulam conceitualmente a presença do corpo como suporte, questão, plataforma e dispositivo poético e político, em temáticas como identidades e representatividades. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Imagem: Foto da sala de exposição do Museu de Arte da UFC

Com curadoria da Profª Joana D Arc Lima e do Prof. Ricardo Nascimento, ambos da UNILAB, a exposição terá evento de abertura no dia 1º de fevereiro, às 19h, e segue em cartaz até o dia 25 do mesmo mês. Serão exibidas obras dos artistas Daniele Ellery, Matilde Ribeiro, Rosália Menezes, Jo A-mi, Nixon Araújo, Rosana Braga Reis, Tuan Fernandes, Geysa Moura, Harley Almeida, Nixon Guerra, Matheus Felipe e Luan Rodrigues.

Veja outras imagens da exposição no Flickr da UFC

A mostra agrega trabalhos que ilustram o corpo como produto e produtor de sentidos e de discursos, seja como suporte da matéria em representação exibida graficamente (desenho, gravura, fotografia, performance, vídeo e cinema), seja como figura nas atividades de pintura, colagem e de construção de objetos e esculturas ou como sujeito em movimento, sendo uma ferramenta performática.

Também serão apresentadas obras que trazem a noção de corpo/território e suas territorialidades: corpo social, cultural e geográfico, buscando alargar e transbordar as questões de limites e fronteiras; e de corpo/continente, que se move, se constrói e reconstrói com base nas relações das ancestralidades, das oralidades dos encontros possíveis por meio do Atlântico Sul.

Imagem: Foto de esculturas de madeira em exposição no Museu de Arte da UFC

O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica. Para ter acesso ao espaço, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação com as duas doses contra a covid-19 ou do comprovante de teste negativo realizado nas últimas 72 horas.

Mais informações estão disponíveis no site do MAUC e no perfil do museu no Instagram (@museudearteufc).