Na primeira posse de 2022, mais 14 servidores docentes e técnico-administrativos são integrados aos quadros da UFC

A Universidade Federal do Ceará recebeu oficialmente, nessa terça-feira (1º), mais 14 servidores docentes e técnico-administrativos efetivos em seus quadros. Lotados em Fortaleza e nos campi de Crateús e Russas, os seis docentes e os oito técnicos foram integrados ao corpo funcional da UFC na primeira cerimônia de posse deste ano, realizada no Auditório da Reitoria.

Imagem: O reitor Cândido Albuquerque deu posse aos novos servidores ao lado do pró-reitor da PROGEP, Prof. Marcus Vinícius Machado (à esq.), e da pró-reitora adjunta, Telma Araújo (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A solenidade foi conduzida pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e contou com a presença do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado; da pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; de servidores da Divisão de Concursos e Provimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DICON/PROGEP) e dos empossados e seus familiares.

A nova leva de profissionais preencherá vagas nos seguintes cargos: professor do Magistério Superior, professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), psicólogo e técnico de laboratório (em Ensaios Mecânicos, em Física, em Gestão da Produção, em Mineração e em Química).

Veja outras imagens da posse no Flickr da UFC

O pró-reitor Marcus Machado abriu as falas oficiais, saudando os colegas e expressando a satisfação da PROGEP e da Universidade como um todo em poder agora contar com eles. "Com a chegada de vocês, estamos adicionando mais força à nossa missão institucional. Desejamos que todos sejam bem acolhidos em suas unidades e tenham uma carreira de muito sucesso no serviço público", falou aos recém-chegados.

Em seguida, o Prof. Cândido Albuquerque recepcionou os novos servidores, qualificando cerimônias de posse como a de ontem enquanto momentos em que a Universidade se pereniza, dando à comunidade a certeza de que continuará ao longo do tempo. "É republicano que as carreiras e vagas sejam renovadas. Uma grande universidade só funciona se as pessoas se dedicarem à sua construção. É isso que está acontecendo aqui agora", frisou. O reitor relembrou que a UFC um dia fora um sonho distante para ele, quando secundarista no Interior do Piauí, mas depois se tornou uma realidade palpável.

Imagem: Os novos servidores foram empossados no Auditório da Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Aos profissionais que tomaram posse, o dirigente máximo realizou uma breve exposição sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo que a Universidade fez florescer em um passado recente. "Subimos muitas posições nos rankings nacionais de inovação, estamos com três laboratórios centrais para aumentar nossa capacidade de pesquisa prestes a ser inaugurados. Queremos implantar um Centro de Referência em Hidrogênio Verde no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. E seremos mais capazes de fazer isso por causa da chegada dos senhores", ressaltou.

Representando os empossados, o docente Geraldo Bezerra da Silva Júnior fez a leitura do juramento do Servidor Público. Ele, cuja formação foi toda realizada na UFC – graduação, especialização, mestrado e doutorado – disse que as expectativas são as melhores possíveis para o ingresso no Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina.

"Eu já dava aula no curso de Medicina em outra instituição. Leciono há 10 anos, e dar aula para a UFC será uma grande honra. A Medicina demanda que estejamos sempre nos atualizando e aprendendo coisas novas. Pretendo dar o meu melhor, trazendo um pouco da minha experiência prática para os alunos na área de Nefrologia. É muito bom estar de volta à Instituição que me formou, é a sensação de estar em casa", sintetizou o professor.

Jonas Coelho veio de Paulistana (PI), localizada a cerca de 470 quilômetros da capital Teresina, para assumir uma vaga de técnico de laboratório em Mineração no Campus da UFC em Crateús. "Lá na minha cidade temos um campus de referência nessa área, onde fiz meu curso técnico. Após a conclusão, surgiu a oportunidade de tentar essa vaga na UFC, me empenhei bastante e prestei em 2019 o concurso, que agora estou assumindo. Meu foco é ingressar na graduação em Engenharia de Minas", afirmou, acrescentando que a formação poderá ser feita no próprio campus em que vai atuar. "Dando tudo certo, vou tentar conciliar trabalho e estudo e fazer por lá mesmo", adiantou.