Reitor recebe atletas da seleção feminina de futebol da UFC, campeã cearense de Fut7

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (1º), as atletas da seleção feminina de futebol da UFC, que acabam de trazer para a Instituição o título do Campeonato Cearense de Fut7. Também participaram do encontro a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, e o coordenador de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Wildner Lins.

Imagem: As atletas da seleção feminina de futebol da UFC acabam de trazer para a Instituição o título do Campeonato Cearense de Fut7 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O time da UFC venceu, no dia 11 de dezembro, a equipe Winks de virada, com um placar de 2 a 1 e gols de Paloma Abreu e Vitória Assumpção. A seleção foi contemplada ainda com outros prêmios na competição: o de Melhor Jogadora para Paloma Abreu e o de Melhor Goleira para Regina Brena. Também conhecido como futebol society, o Fut7 é um esporte coletivo jogado entre dois times de sete jogadores em uma quadra retangular, com grama sintética, chuteiras society e balizas em cada lado da quadra.

A equipe campeã, entre titulares e reservas, foi formada pelas alunas Beatriz Bastos (Fisioterapia), Beatriz Monte (Computação), Clarice Goes (Direito), Cláudia Silveira (Educação Física), Darlene Lima (Administração), Daniele Brito (extensionista), Lara Fontenele (Educação Física), Letícia Freire (extensionista), Luana Nunes (Educação Física), Paloma Abreu (Engenharia Civil), Regina Brena (Educação Física), Tereza Machado (Enfermagem), Victória Assumpção (Educação Física), Vitória Fernandes (Letras) e Vitória Ribeiro (Engenharia de Alimentos).

O Prof. Cândido Albuquerque parabenizou as jogadoras e explicou que foi especialmente delicado para a Instituição continuar apoiando o desporto universitário no último biênio, devido à pandemia do coronavírus. "Como decidimos enfrentar a pandemia e não parar, tivemos que deslocar recursos para o plano de inclusão digital e para equipar nossas Residências Universitárias, criando condições para nossos estudantes residentes poderem praticar o isolamento. Foi difícil, mas as coisas foram melhorando, e em 2021 já pudemos investir mais. Isso, assim como a vitória de vocês, foi motivo de orgulho para a UFC", afirmou o reitor.

Imagem: A UFC Informa conversou com as atletas, que agradeceram o apoio recebido da Universidade e asseguram estar "firmes e fortes" para as competições que virão ainda em 2022 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Segundo Wildner Lins, a equipe de futebol feminino da UFC já possui uma trajetória de mais de uma década, o que facilitou, mesmo em meio à pandemia, manter um cronograma de treinos em casa.

"Essa é uma das equipes que mais treinou durante o contexto das atividades remotas e, quando voltou à rotina de treinos presenciais, já foi para uma competição em agosto de 2021, quando foram vice-campeãs brasileiras universitárias. Este [campeonato] de Fut7 foi uma competição muito dura por não ser apenas universitária. Na final, elas enfrentaram uma equipe que tem atletas do Ceará e do Fortaleza. E foi de virada, o que deixou tudo mais emocionante", relatou o coordenador desportivo, dizendo ainda que a PRAE entende a importância do desporto para o desenvolvimento estudantil, em sintonia com a visão de grandes universidades mundo afora. "O esporte e as artes são fundamentais para uma formação que vá além das atividades curriculares", completou.

A UFC Informa conversou com as atletas, que agradeceram o apoio recebido da Universidade e asseguram estar "firmes e fortes" para as competições que virão ainda em 2022. "A gente treinou muito, três vezes por semana, desde que liberaram para treinar presencial. Justamente por isso, tivemos muitas lesões, pois tínhamos competições praticamente todo final de semana, isso fora as viagens. Nossa cabeça era direto focada em jogo", contou a estudante de Educação Física Cláudia Silveira.

Sua companheira de time Lara Fontenele disse que voltar a treinar ajudou a trazer um pouco a impressão de normalidade, que há muito o mundo não vive. "Essa competição, em específico, serviu para coroar um ano em que a gente bateu muito na trave, pois tivemos vários vice-campeonatos. E agora conseguimos mais uma viagem para a competição do Brasileiro, previsto para novembro, no Espírito Santo ou em Alagoas", antecipou a jogadora.

Para se atualizar das novidades sobre a seleção feminina de futebol da UFC, acompanhe o perfil da equipe no Instagram.