Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC inscreve para novas turmas até 25 de fevereiro

Os projetos de extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Ceará estão com inscrições abertas, até o dia 25 deste mês, para turmas de violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico. Qualquer pessoa da comunidade, com idade a partir de 7 anos e sem limite de idade para adultos, pode se inscrever via formulário eletrônico. As aulas são totalmente gratuitas e presenciais. Para turmas de iniciantes, não é necessário ter conhecimento musical prévio.

Embora não seja feito teste de seleção, em decorrência da procura, que costuma ser grande, o critério de inclusão nas turmas será pela ordem de inscrição. Os candidatos não contemplados integrarão uma lista de espera com validade até dezembro de 2022. A lista de alunos selecionados e a de suplentes será publicada no dia 27 de fevereiro nas páginas do Facebook (@ensinocoletivocordas) e Instagram (@ensinocoletivo) do Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC.

Imagem: O Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas oferta aulas grátis de violino (foto), viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico (Foto: Pixabay)

As atividades começam em 21 de março. As aulas ocorrerão nos campi da UFC no Pici, Benfica e adjacências. O local exato das salas de cada turma será publicado junto com a lista de selecionados no dia 27 de fevereiro.

Importante: A coordenação dos projetos explica que no dia 5 de março, das 10h às 12h, será realizada a reunião obrigatória de orientação aos novos alunos através do canal do YouTube Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas UFC. Outra observação é que o aluno precisa ter ou adquirir o instrumento ao longo do curso.

Perguntas sobre a organização das turmas; instruções sobre compra, tamanho e marcas dos instrumentos e acessórios; contatos de luthiers recomendados para a reforma dos instrumentos; apostilas e partituras a serem utilizadas, bem como outras dúvidas, serão respondidas no dia 27 através do chat do YouTube.

MÓDULOS ─ O curso de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas tem duração de sete módulos semestrais, que podem ser repetidos, se necessário. Cada módulo é separado de acordo com o nível de desenvolvimento técnico do aluno. O conteúdo estudado é pelo método All for Strings de Anderson & Frost. Os módulos são divididos da seguinte forma:

Módulo 1 (Iniciante 1) – All for Strings vol. 1 – exercícios preparatórios, ex. 1 a 51
Módulo 2 (Iniciante 2) ─ All for Strings vol. 1 – ex. 52 a 93
Módulo 3 (Básico 1) – All for Strings vol. 1 – ex. 94 a 139
Módulo 4 (Básico 2) – All for Strings vol. 1 – ex. 140 a 184
Módulo 5 (Intermediário 1) – All for Strings vol. 2 – ex. 1 a 79
Módulo 6 (Intermediário 2) – All for Strings vol. 2 – ex. 80 a 147
Módulo 7 (Avançado) – All for Strings vol. 3 – ex. 1 a 80

PASSAPORTE ─ Para as atividades presenciais, em atendimento aos protocolos de segurança sanitária, as turmas terão vagas limitadas e, nas aulas, será adotado o distanciamento entre os alunos de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias. Também será exigida a comprovação do passaporte de vacinação dos participantes.

No caso das turmas de violoncelo e contrabaixo, em razão da dificuldade de deslocamento dos instrumentos que possuem dimensões maiores, os professores podem combinar aulas (presenciais e on-line), conforme a necessidade da turma, em um acordo prévio feito entre os monitores e os alunos.

No caso de um agravamento da pandemia de covid-19 e se as condições sanitárias exigirem a paralisação das atividades presenciais, as aulas poderão passar a ser remotas, adverte a coordenação.

TURMAS ON-LINE ─ A coordenação dos projetos adianta que no dia 1º de março será aberto edital com vagas destinadas somente às turmas on-line. Já em maio, serão abertas vagas para turmas de musicalização infantil e de teoria e solfejo musicais para adultos. Os detalhes serão posteriormente informados.

Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Liu Man Ying, da coordenação dos projetos de extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas ─ e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.