Reitor participa no MEC de agendas sobre nova entidade de reitores e demandas internas da UFC

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, esteve em Brasília, nessa quinta-feira (3), para cumprir agendas institucionais no Ministério da Educação (MEC). A primeira delas, na qual o reitor e outros gestores máximos de universidades federais encontraram-se com o ministro Milton Ribeiro, culminou na criação da Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (AFEBRAS). Em paralelo, o representante legal da UFC levou demandas internas relativas a vagas para concursos e recursos para infraestrutura.

Imagem: Ministro Milton Ribeiro (ao centro) posa ladeado pelos reitores fundadores da AFEBRAS. (Foto: Luis Fortes/ Ascom MEC)

A nova entidade, que foi constituída e teve Estatuto Social aprovado durante a audiência ministerial, surgiu para ser uma alternativa de articulação para os dirigentes do ensino superior federal brasileiro. A UFC estará à frente da associação, com a eleição do Prof. Cândido Albuquerque como presidente para mandato de um ano. Na ocasião, foi eleito vice-presidente o reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Edson da Costa Bortoni. A secretária-executiva será a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Profª Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira.

Além da UFC, da UNIFEI e da UFERSA, filiaram-se à AFEBRAS no ato de sua criação as seguintes universidades: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA), totalizando seis instituições. Para o Conselho Fiscal da entidade, foram eleitos os reitores Herdjania Veras Lima (UFRA); Paulo César Fagundes Neves (UNIVASF) e Janir Alves Soares (UFVJM), todos para um mandato de dois anos.

De acordo com o Prof. Cândido Albuquerque, a dificuldade em debater temas centrais e importantes para as universidades foi o que animou o grupo a deixar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) rumo à constituição de uma nova representação.

"Evasão e retenção acadêmica, atualização de projetos pedagógicos, relações com as fundações de apoio, por exemplo, estavam deixando de ser pautados. Isso para dar lugar a discussões político-partidárias, com a participação de atores externos, como deputados e senadores. Estávamos ali para discutir a educação superior do País, mas não estava sendo possível. Assim ficava difícil saber por que nossas universidades estavam mal ranqueadas, o que podíamos potencializar em nossas pesquisas, como melhorar o acesso a recursos de agências financiadoras", explicou o diretor-presidente da AFEBRAS.

Imagem: Prof. Cândido Albuquerque, da UFC, (primeiro à dir.) assumiu a presidência da AFEBRAS, com Prof. Edson Bortoni, da UNIFEI (ao centro), como vice e Profª Ludimilla Serafim, da UFERSA, como secretária executiva. (Foto: Luis Fortes/Ascom MEC).

"A AFEBRAS tem a sua importância por proporcionar diálogo com as demais associações com um trabalho focado no desenvolvimento das universidades. É uma entidade que surge para somar", considerou a Profª Ludimilla Serafim, reitora da UFERSA e secretária-executiva da associação.

A questão financeira, diante do atual contexto orçamentário, também pesou na decisão. A contribuição anual para as instituições filiadas à AFEBRAS será de R$ 10 mil, R$ 12.500,00 e R$ 15.000,00, respectivamente, para as universidades com até 12 mil alunos, com mais de 12 mil e com mais de 20 mil alunos. A taxa representa cerca de R$ 45 mil a menos do que a contribuição relativa à filiação da UFC à ANDIFES.

"Não estamos criando essa associação para concorrer, pelo contrário, é para ser mais uma voz. Vamos procurar a ANDIFES e dizer que queremos sim trabalhar juntos, contudo temos uma pauta, que é o ensino superior brasileiro", resumiu o reitor da UFC.

ARTICULAÇÃO POR RECURSOS – Além da institucionalização da AFEBRAS, o reitor Cândido Albuquerque fez uso do tempo com o ministro Milton Ribeiro para abordar demandas específicas da UFC. Foram apresentadas necessidades de infraestrutura – como os recursos previstos para a conclusão de obras paradas (caso do bloco didático do Campus Mucambinho, na unidade acadêmica da UFC em Sobral) – e de pessoal, a exemplo de vagas defasadas, uma vez que, para desempenhar plenamente suas atividades acadêmicas, diversas unidades da UFC têm demandado à Reitoria concursos para servidor docente e técnico-administrativo. Segundo o reitor, as tratativas continuarão na semana que vem com o secretário da Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas.