Comitiva de empresa multinacional de tecnologia visita Laboratório de Computação Móvel e Design

Uma comitiva de executivos da multinacional Huawei visitou, nessa quinta-feira (3), as instalações do Laboratório de Computação Móvel e Design do Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Engenharia de Software (GREat), localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A fundadora e pesquisadora do GREat, Prof. Rossana Andrade, informou que o laboratório possui uma parceria desde 2020 com a Huawei, com três projetos já realizados conjuntamente. "A nova administração criou muitos instrumentos para tornar isso [parceria com a iniciativa privada] possível", comentou a professora durante apresentação sobre o trabalho desenvolvido no laboratório.

Imagem: Além da presença do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, visita contou também com os titulares da PRPPG, Prof. Rodrigo Porto, e da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque (à esquerda) (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Além do GREat, participam também dos projetos os laboratórios de Engenharia de Software e Sistemas (EngineLab), do Campus de Crateús, e do Núcleo de Internet das Coisas (NUCLIC), do Campus de Sobral. "O objetivo de projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação com a Huawei é desenvolver soluções inovadoras a partir das suas tecnologias para aplicações na indústria e na parte de capacitação com o programa Huawei ICT Academy", explica Rossana. O valor total já investido pela Huawei na UFC é de R$ 1,8 milhão.

De acordo com a docente, essa parceria "gera um vínculo internacional, como o desenvolvimento de produtos no âmbito da tecnologia e da inovação, além de proporcionar uma maior interação entre academia, empresas e sociedade".

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

Para o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, uma das formas de a Universidade ampliar o conhecimento acadêmico e cumprir com sua função na sociedade são as parcerias com a iniciativa privada. "Essa administração da Universidade, capitaneada pelo Prof. Cândido Albuquerque, tem um foco muito grande na inovação, no desenvolvimento e na pesquisa. E, dentro desse contexto, está estimulando muito as parcerias com empresas", disse.

Imagem: foto de uma mulher branca de óculos de grau fazendo e de vestido preto e branco em pé falando para um público sentado

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Rodrigo Porto, ressaltou a importância desse diálogo para a capacitação dos estudantes. "Esses projetos contribuem com a formação dos estudantes, porque os problemas que são trazidos pelas empresas normalmente estão na ponta, são demandas novas da sociedade por soluções", comentou. Além disso, ele acrescentou que as parcerias permitem a captação de recursos para infraestrutura, equipamentos e bolsas para docentes e discentes.

Já o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, falou sobre outras parcerias da UFC com a China, como, por exemplo, a implantação do Instituto Confúcio. "Todos os esforços da PROINTER são para facilitar essa conexão e esperamos que essa parceria se torne ainda maior", assegurou.

A comitiva da Huawei contou com a presença do diretor de Cloud, Liu jing; do CMO de Ecossistema, Ray ye; da gerente de Ecossistema, Mariani Silva Passos; do diretor de Marketing, Tiago Fontes; do CTO Cloud, Thiago Ribeiro; do representante de Learning Center, André Nogueira, do diretor de Relações Governamentais, Bruno Zitnick; e do assistente de Relações Governamentais, Tobias Alcântara.

Também participaram da visita o superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, Prof. Edgar Marçal; os professores André Meireles (Campus de Crateús), Miguel Franklin (Departamento de Computação), Marciel Barros (Campus de Crateús) e Wendley Silva (Campus de Sobral), que integram projetos em parceria com a Huawei; a Profª Ticianne Darin, da UFC Virtual; o professor visitante do Departamento de Computação
Ismayle Santos; e o representante do Instituto Pró-Hemoce e do Hemoce, Jannison Ribeiro.