Sistema on-line de gerenciamento de salas de aula criado na UFC tem registro expedido pelo INPI

A Universidade Federal do Ceará dispõe agora de um sistema on-line de gerenciamento de salas de aula, o Organize Rooms. A tecnologia foi desenvolvida por Matheus Mayron Lima, servidor técnico-administrativo que atua na área de Tecnologia da Informação, e foi pensado inicialmente para facilitar a gestão dos espaços do Centro de Humanidades.

Por meio do sistema web, os chefes de departamento e os coordenadores de cursos podem solicitar reservas de salas de aula por períodos que variam de um dia a um semestre, de acordo com a necessidade. "O pedido será avaliado e poderá ser aprovado, rejeitado ou receber outra indicação de sala, caso seja necessário. Se aprovado, o espaço fica reservado à coordenação durante o período e outras pessoas não poderão solicitar a sala ao mesmo tempo, evitando conflitos entre os pedidos", explica Matheus Mayron, criador da ferramenta.

Imagem: servidores da UFC durante o treinamento do Organize Rooms

O software apresenta ainda as condições físicas de equipamentos como ar-condicionado e projetor, bem como das demais instalações, permitindo que as turmas sejam lotadas de acordo com a capacidade funcional das salas, além de auxiliar na gestão de demandas de infraestrutura. A partir das reservas cadastradas, mapas de salas também podem ser gerados.

Desenvolvido na UFC, o software foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na categoria Programa de Computador, e agora faz parte do escopo de propriedades intelectuais da Universidade. Matheus submeteu a solicitação de registro com auxílio da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova). "Foi um processo bastante tranquilo. Eles têm um passo a passo bem definido sobre o que fazer para registrar um programa de computador e estavam bastante dispostos a esclarecer qualquer dúvida", declara Matheus Mayron.

USO NO CH – O sistema foi criado para atender uma demanda do Centro de Humanidades (CH), onde o autor da ferramenta está lotado. "São 69 salas só de graduação, mais as das Casas de Cultura Estrangeira, divididas em 11 edifícios localizados em três áreas diferentes", explica o Prof. Cícero Anastácio de Miranda, diretor do CH, sobre o espaço do Centro. "É um desafio gerar o mapa de sala atendendo especificidades como acessibilidade. O sistema vai nos ajudar a disponibilizar as informações de infraestrutura, que serão atualizadas semanalmente pela equipe, e a manter a gestão das salas sempre atualizada. Isso nos permitirá atender com mais qualidade a comunidade para as atividades de ensino, pesquisa e extensão", completou.

Imagem: Print de tela do Organize Rooms

O produto foi apresentado aos departamentos do CH no dia 2 de fevereiro, e os servidores que utilizarão o serviço receberam treinamento nesta terça-feira (8), para que o programa possa ser amplamente utilizado no início do semestre 2022.1. "Essa é a primeira vez que iremos utilizar a aplicação no mundo real. Esperamos que tudo ocorra bem e que os problemas e sugestões que possam surgir dessa primeira experiência real sirvam como base para as futuras versões", aponta Matheus Mayron. Ele acredita que, embora o sistema tenha sido pensado para o CH, após algumas adaptações, o uso poderá ser estendido para outras unidades da Universidade.

O servidor enfatiza que embora a programação do sistema tenha sido desenvolvida apenas por ele, "não seria possível chegar no estado atual do sistema sem a ajuda dos servidores da diretoria e de algumas coordenações, que se dispuseram a ajudar tanto na concepção do sistema, sugerindo funcionalidades, quanto em sua testagem. Podemos dizer que o Organize Rooms é resultado de um esforço conjunto de várias pessoas que fazem parte do CH”, conclui.

Fonte: Matheus Mayron, técnico em Tecnologia da Informação do Centro de Humanidades da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.