Biblioteca Universitária disponibiliza acesso às normas da ABNT para comunidade acadêmica

Já imaginou estar no meio da escrita de um artigo científico e ficar em dúvida sobre como fazer uma citação? Ou desenvolver um produto e não saber quais as dimensões mais aceitas no mercado? Pensando nas produções desenvolvidas por estudantes e servidores da Universidade Federal do Ceará, a Biblioteca Universitária disponibiliza, desde 2013, o acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em formato eletrônico.

Imagem: A Biblioteca Universitária disponibiliza, desde 2013, o acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em formato eletrônico (Imagem: Freepik)

A bibliotecária Izabel Lima, que coordena a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Biblioteca Universitária, explica que recentemente o contrato com a empresa Target GEDWeb foi renovado, garantindo à comunidade acadêmica da UFC, até fevereiro de 2023, o acesso aos registros normativos.

São disponibilizados 18.229 documentos referentes às Normas Técnicas Brasileiras (NBR/ISO) e do Mercosul (ANM). "Há as normas relacionadas à elaboração de TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], mas também estão disponíveis normas das áreas de engenharia, tecnologia, gestão da informação etc.", enumera.

O material pode ser acessado por estudantes de graduação e pós-graduação da UFC, além de servidores docentes e técnico-administrativos. Para visualizar as normas, é necessário realizar login no catálogo on-line da biblioteca com e-mail e senha cadastrados no sistema. Mais detalhes sobre o acesso podem ser consultados no tutorial preparado pela Biblioteca Universitária. Os usuários também podem criar um perfil para realizar buscas e acessar as normas técnicas a partir do sistema da própria Target GEDWeb.

"Normas técnicas são importantes instrumentos para estabelecer indicadores e subsidiar tomada de decisão. Além disso, muitas dessas normas são utilizadas por profissionais que trabalham na UFC em suas atividades e por professores e estudantes em sala de aula", destaca a bibliotecária.

No caso específico de normalização de trabalhos acadêmicos, a chefe da Divisão de Tecnologia da Informação lembra que a Biblioteca Universitária oferece guias, tutoriais e treinamentos sobre o tema. Dúvidas sobre o assunto também podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Izabel Lima, coordenadora da Divisão de Tecnologia da Informação da Biblioteca Universitária da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.