PROGEP promove capacitação para servidores sobre nova lei de licitações; ação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Gestores

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará promoveu, na tarde desta quarta-feira (9), mais uma palestra do ciclo 2021/2022 do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) da Instituição. Com o tema “Aspectos da nova lei de licitações”, o encontro contou com a participação de Renato Fenili, secretário-adjunto de Gestão do Ministério da Economia, e moderação de Luana Sombra, assessora geral da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC.

A iniciativa é voltada para servidores docentes e técnico-administrativos que já são gestores na UFC, ocupando funções gratificadas (FGs) ou cargos de direção (CDs), assim como servidores que possuem interesse em desenvolver competências na área de gestão universitária. Ao todo, o evento on-line alcançou quase 100 participantes.

Imagem: Renato Fenili durante vídeo-conferência

O reitor Cândido Albuquerque iniciou a palestra enfatizando a importância de capacitar os servidores para que os mecanismos de governança e transparência sejam efetivos e parabenizou a PROGEP pela preocupação em desenvolver as pessoas que fazem a UFC. “É preciso que a gente conheça a legislação, os procedimentos, as ferramentas e as práticas mais modernas aplicadas ao serviço público para alavancar a modernização da administração pública”, declarou.

Luana Sombra, por sua vez, apresentou um levantamento sobre o índice de governança e gestão da UFC, que evoluiu proporcionalmente ao proposto pelo Tribunal de Contas da União. Na oportunidade, a gestora também apontou fluxos, manuais e processos que devem ser utilizados para as compras e contratações da Universidade.

O secretário-adjunto do Ministério da Economia e principal palestrante do evento, Renato Fenili, parabenizou a UFC pela maturidade atingida em práticas de governança e pela iniciativa de capacitar os servidores em relação à nova legislação, saindo à frente de diversos órgãos do poder público. Durante o treinamento, Fenili apontou os principais pontos da recente lei e relembrou os objetivos de criação da Lei nº 8.666/1993, que estabelecia as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, para enfatizar os propósitos da elaboração da Lei nº 14.133/2021, “que muda o foco da administração pública dos processos para os resultados”.

Renato Fenili é doutor em administração e atuou por mais de 10 anos como diretor de compras da Câmara dos Deputados. É representante do Brasil na Rede Interamericana de Compras Governamentais e presidente do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas (CGRNCP), colegiado deliberativo de cunho nacional responsável pelo sítio eletrônico oficial destinado à divulgação centralizada e obrigatória dos atos exigidos pela Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021).

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque durante vídeo-conferência

EVENTO – O Programa de Desenvolvimento de Gestores está fundamentado em um modelo de formação continuada, por meio de trilhas de aprendizagem, incluindo ciclos de palestra, que possibilita ao corpo gestor e às potenciais lideranças da Instituição debater e partilhar ideias e práticas conducentes com o fortalecimento das competências da gestão.

O ciclo 2021/2022 já abordou os temas “Integridade e governança no setor público”, “Planejamento estratégico na UFC”, “Controladoria na administração pública” e ,agora, “Aspectos da nova lei de licitações”. Estão previstas as palestras “Desenvolvimento de liderança: transformando pessoas e organizações”, que será ministrada em março, e
“Empreendedorismo e inovação na gestão pública”, para abril.

PRESENÇAS – O encontro contou com a participação do Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração; Adênia Guimarães, pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração; Prof. Marcus Machado, pró-reitor de Gestão de Pessoas; Telma Araújo, pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas; Sidney Guerra, Ouvidor-Geral da UFC; e Frederico Pontes, diretor da Casa de José de Alencar, entre outros gestores e servidores da Universidade.

Fonte: Divisão de Formação Profissional da PROGEP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.